O DFJUG

O que você sempre quis saber sobre o seu grupo de usuários Java

O que é ?
O Brasilia Java Users Group – DFJUG, www.dfjug.org é um grupo de usuários, nascido em Fevereiro de 1998, que tem como objetivo básico a divulgação da plataforma Java e de todas as tecnologias adjacentes. Não é uma empresa, mas um grupo de pessoas com foco comum para a divulgação da tecnologia e o apoio a outras pessoas.

Quais são os objetivos ?
Write once, run anywhere – Escreva uma vez e rode em qualquer lugar; promover o entendimento e o desenvolvimento da Linguagem de Programação Java, da programação e análise Orientada a Objetos e demais tecnologias relacionadas, através de discussões entre especialistas, compartilhamento de ideias e troca de experiências; disseminar a plataforma de computação Java no mercado de Brasília, criando um “pool” de talentos e uma boa referência de preparação técnica e formação de profissionais (Java Resource Center); desenvolver iniciativas que visem o crescimento intelectual do Grupo na tecnologia Java, como: projetos, treinamentos, Certification Study Groups, seminários etc…; estreitar o relacionamento entre “Java Vendors” e “Java Developers”; discutir as últimas técnicas, dicas e as melhores soluções para o ambiente Java; organizar eventos de pequeno, médio ou grande porte em parceria com empresas de informática e institutos educacionais interessados em gerar negócios, promover a plataforma Java, divulgar tecnologias relacionadas e o DFJUG; promover periodicamente eventos sociais para confraternização e integração dos membros, bem como criar um ambiente descontraído e divertido; manter o site do DFJUG disponibilizando: faqs, apresentações, material de treinamento, “white papers”, chat, cadastro de usuários, divulgação de eventos e muito mais; interagir com outros JUGs do Brasil e do mundo.

Quem são os responsáveis ?
Daniel deOliveira – JugLeader – daniel@dfjug.org in memorian
Luci Campos – Idealizadora – lu@dfjug.org


Meios de acesso ao DFJUG ?
Através de boletins por e-mail
Através da página oficial – www.dfjug.org
Através da lista de discussão – www.grupos.com.br/grupos/dfjug
Através de palestras mensais – horário e local divulgado nos boletins e na lista
Através de eventos especiais – horário e local divulgado nos boletins e na lista

Existe algum custo para participar dos eventos do DFJUG ?
Não, todos os eventos do DFJUG são gratuitos, solicita-se aos participantes que levem para as palestras técnicas mensais “latas de leite em pó ou alimentos não perecíveis”, no sentido de colaborar com os Projetos Sociais que o grupo apoia. Em todos os nossos eventos, recebemos outras doações como roupas e equipamentos eletrônicos.

O que é o JugLeader ?
O JugLeader é como o presidente de uma empresa. Sua função, além de ter criado a organização, e de mantê-la funcionando saudável, de acordo com os objetivos, também toma decisões sobre ações a executar, entradas de novos parceiros e a participação do DFJUG em eventos. Alem disso o JugLeader é o Java Ambassador, um representante perante a Sun Microsystems (atualmente Oracle), que reconhece o grupo como um Java Users Group.

O que são e o que fazem os Voluntários?

Os voluntários são pessoas da comunidade que participam ativamente das atividades do Jug. Sua função é de auxiliar o JugLeader na tomada de decisões sobre as palestras, eventos, manutenabilidade da página do grupo, da lista de discussão, e todas as atividades que envolvam compromissos e responsabilidades com e para o grupo.

Eles são eternos e recebem alguma forma de pagamento ?
Nenhum dos voluntário ou o JugLeader recebem por este trabalho e colaboram pelo tempo que podem. Todos são voluntários na sua forma mais simples, e não recebem qualquer retorno financeiro.

Quem são e o que fazem os Parceiros ?
As empresas parceiras têm a função de sugerir rumos e colaborar com o grupo, o que viabiliza a criação de eventos do DFJUG. Cursos populares de capacitação técnica a preços acessíveis (onde cedem seus laboratórios, aos sábados, para a realização dos mesmos), apoio ao “Dia da Sukata”, entre outras promoções. Além disso, os parceiros ajudam na organização das palestras mensais e na divulgação da linguagem Java, de acordo com os objetivos do Grupo.

Ouvi falar de cursos promovidos pelo DFJUG. Como participar ?
O DFJUG, no intuito de colaborar com as pessoas que querem se iniciar nas diversas tecnologias que compõe a linguagem Java, promove “pequenos cursos” chamados de “mini-cursos”; estes podem ter duração de horas ou até dois dias. Nestes os participantes contribuem com cestas-básicas, que são doadas aos Projetos Sociais que apoiamos. Além disso, o grupo promove anualmente cursos populares de capacitação técnica, a preços de custo.