Coordenadores

O DFJUG possui dois coordenadores fundadores principais,  e também os coordenadores voluntários, são eles:

Coordenadores Voluntários

De 2015 até o momento

Fernanda Ministério
Analista de Business Inteligence e Gestora de Projeto
Membro coordenadora voluntária, atuante nas frentes de trabalho de coordenação do grupo, divulgação de informações de vagas de trabalho e manutenção do site e mídias sociais.

Leonardo Segala
Desenvolvedor
Membro coordenador voluntário, atuante nas frentes de trabalho de hangouts, divulgação de informações e manutenção do site e mídias sociais.

Foto de Jhonatan MoraisJhonatan Morais
FullStack Developer

Membro coordenador voluntário e , atuante nas frentes de trabalho de tradução de vídeos, Manutenção do site e na iniciativa GreenfootBR.

 

Anteriores a 2015/16

Foto de Fernando AnselmoFernando Anselmo
Analista de Sistemas, Escritor e Java Champion
Foi membro voluntário coordenador do grupo até meados de 2016. Atualmente ainda é membro ativo do grupo atua nas frentes de divulgação de informações e oportunidades de trabalho. Quando como coordenador atuou nas atividades de moderação da lista de membros,  membro de desenvolvimento do projeto Rybená e Implantação do projeto JEDI.

lucianaLuciana Pereira de Araújo
Professora e  programadora Java, formada em Técnico de Software pelo CEDUPHH (Blumenau-SC) e, em breve, em Ciência da Computação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Ministra cursos de programação de Java, J2ME, Delphi e SQL básico em escolas de informática de sua cidade. Foi membro atuante frente à iniciativa GreenfootBR e liderou a atividade de tradução de vídeos da série Brincando com Códigos.

Gilvan Marques da Silva
Especialista Moodle DFJUG/JEDI
É analista de sistemas e especialista em informática para educação a distância. Formação em Processamento de Dados pela Universidade Católica, Pós graduado em Gestão de Tecnologia pela Universidade de Brasília. Trabalha com o Ambientes Virtuais de Aprendizagem Moodle, Sakai e Chamilo, além de vários softwares livres voltados para educação em ambiente corporativo.

Pedro Andrade – Web Master – Formado em Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações pela Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação – Anhanguera, Pós graduado em Desenvolvimanto de Sistemas para Web. Pesquisador pelo Centro de Pesquisa em Arquitetura da Informação da Universidade de Brasília na área de Soluções Inteligentes para Internet Rica, com desenvolvimento em Flash Builder.

Volney Mello – Atuou como Conselheiro do grupo – formado em Engenharia Elétrica e Mestrado em Ciência da Computação pela UFMG. E’ analista de sistemas com 35 anos de experiencia em empresas como Politec, Att/PS, Quartzil, UFMG e Burroughs.

Filipe Rizzo – Atuou como Conselheiro do grupo  – Filipe Rizzo é executivo em marketing e criação publicitária com sete anos de experiência em multinacional de tecnologia. Possui curso de pós-graduação em negócios executivos EAS/SGV, Wert na universidade de Santa Clara- Califórnia, e foi o vencedor do global Junior Challenger em 2005, pela prefeitura de Roma.

Rodrigo Nunes – Atuou como Conselheiro do grupo  – Diretor da Olhar Multimídia Produções Ltda, empresa especializada em na produção audiovisual e multimídia. Possui pós-graduação em Comunicação com o Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). É Analista de Sistemas por formação acadêmica e designer gráfico deste 1996.

Sérgio Veloso – Atuou como Coordenador de cursos – Com quase 20 anos em desenvolvimento de sistemas de pequeno, médio e grande porte realiza consultorias especializadas para definição de arquitetura e desenvolvimento de projetos, como também, treinamento e capacitação de equipes.

Coordenadores Fundadores

danielDaniel deOliveira  – JUGLeader – (DrJUG) foi o fundador, e nosso JUG Leader, desde Fevereiro 1998, do Grupo de Usuários Java do Distrito Federal – DFJUG, um dos maiores JUG do mundo. Pedagogo com especialização em Ensino fundamental, Habilitação em Deficiência da Áudio Comunicação, e Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília. E’ autor de livros de Java, escreve em revistas técnicas e foi palestrante internacional, com sete participações no JavaOne (USA), no ERA National Conference (India) e no ISAD Multi-Stakeholder Forum (África do Sul). Estudou as Communities of Practice – CoP (Comunidades de Pratica) ou, em outras palavras, a dinâmica dos grupos de usuários Java. Um dos criadores da Solução Rybená, que transforma palavras na linguagem de sinais e permite que um cego e um surdo possam se comunicar através de um celular. Responsável pela Iniciativa JEDI (Java Education and Development Initiative), curso de Informática, baseado em educação a distância, livre e gratuito, nos sete países de língua portuguesa. Fez doutorado em Ciência da Computação na Universidade de Kent, em Canterbury Reino Unido, com o grupo que criou o BlueJ e Greenfoot, onde faleceu em novembro/2016.

luci

Luci Campos – Idealizadora do DFJUG – Pedagoga com Habilitação em Deficiência da Audio-Comunicação e especialização em Ensino Fundamental. Concebeu o DFJUG como um grupo que tem a finalidade de ajudar as pessoas, através da tecnologia.

lu@dfjug.org