Histórico do JEDI

Iniciado pela Universidade das Filipinas, nasce através do Java Research & Development Center, a iniciativa JEDI[1], em Fevereiro de 2005. Foi trazido pelo DFJUG para o Brasil e mais os sete países de língua portuguesa (Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Timor Leste e São Tomé e Príncipe), em Abril de 2007.

Desenvolvido como um projeto colaborativo, que conta com o apoio da comunidade Java[2] em todo o Mundo. Tem como principais objetivos o de melhorar a experiência do ensino e da aprendizagem; Aumentar a qualidade dos graduados em Ciência da Computação e Tecnologia da Informação, aumentar o banco de especialistas na linguagem e, fornecer serviços e produtos a altura das necessidades do mercado mundial.

O JEDI é disponibilizado de forma totalmente gratuita para a comunidade, é disponibilizado todos os materiais necessário para o aprendizado:

  • Manuais
  • Slides de Apresentação
  • Vídeo aulas
  • Material de referência
  • Utilização da lista de discussão da comunidade

Os softwares podem ser obtidos nas páginas dos respectivos fabricantes, os cursos disponibilizados são disponibilizados em módulos abertos que podem ser realizados em qualquer ordem e por qualquer pessoa que queira aprender uma nova profissão com especialização em linguagem Java, uma das mais utilizadas atualmente no desenvolvimento de aplicações. Não existe qualquer compromisso, obrigatoriedade ou suporte.

 


[1]Java Education and Development Initiative

[2]Linguagem de programação de computadores que, desde seu lançamento, tem feito um enorme sucesso no mundo da informática, revolucionando o comercio mundial, e atualmente é utilizada pelas novas aplicações comerciais