hangouts

4º Hangout DFJUG – 02/12

hangout

Você tem escutado falar sobre Microservices por meses e provavelmente também sobre 12-factor e aplicativos cloud-native. Entretanto existem diversas ferramentas e frameworks Java que você pode usar para criar a sua aplicação e unir as peças em uma arquitetura Microservices. Você quer usar as melhores ferramentas para isto, e você precisa de um pipeline de CI/CD and práticas DevOps para fazer o deploy de todos estes micro serviços.
Assista a este Hangout para ver como combinar diferentes tecnologias e ferramentas em uma demo que abrirá os seus olhos para as diversas possibilidades que uma arquitetura Microservices pode lhe dar. Você verá: Containers, Docker, JavaEE, Vert.X, WildFly Swarm, Spring boot, OpenShift, Jenkins Kubernetes e talvez muito mais.

Minicurrículo: Rafael Benevides é Diretor de Developer Experience na Red Hat. Com vários anos de experiência nas mais diversas áreas da industria de TI, participação em diversos projetos no Governo Federal do Brasil e também em projetos em todo o mundo; ele ajuda desenvolvedores e empresas a serem mais efetivos no desenvolvimento de software. Rafael se considera um “solucionador de problemas” que tem uma grande paixão por compartilhar. Ele é membro do Apache DeltaSpike PMC – um projeto ganhador do Duke’s Choice Award, e um palestrante frequente em conferências como JavaOne, Devoxx, TDC, DevNexus e várias outras.

Twitter: @rafabene. Utilize a #hangoutdfjug para enviar suas perguntas.

Google+: plus.google.com

3º Hangout DFJUG – 29/09

01 – DevOps e Containers: como o Open Source está mudando a entrega de software

Nesse novo mundo com novos modelos econômicos surgindo nós temos que entregar software em produção cada vez melhor, mais rápido e de modo mais seguro. DevOps é o movimento atual para conseguirmos alcançar esse objetivo, e Containers é uma das tecnologias que fazem parte de toda essa inovação. Venha aprender como Containers e diversas ferramentas Open Source estão habilitando o movimento de DevOps para entregar software mais rápido em produção.

Edson Yanaga, Diretor de Experiência do Desenvolvedor da Red Hat, é um Java Champion e Microsoft MVP. Também é um autor reconhecido internacionalmente e palestrante frequente em eventos internacionais, discutindo Java, Cloud Computing, DevOps, Microservices e Software Craftsmanship.

2 – Empregabilidade em TI

Uma revolução tecnológica acontecendo no País, com diversas soluções e aplicações que auxiliam as empresas e os desenvolvedores. O profissional que tem uma base teórica e prática está pronto para o mercado de trabalho? Ou um grande diferencial passam a ser as certificações existentes para auxiliar aqueles que não tiveram uma vivência prática no segmento tecnológico? O mercado demanda uma mão de obra cada vez mais especializada e em vista disso, essa palestra está dividida em 5 fases: Prever, Liderar, Falhar, Estudar e Ponderar. Resumidamente o que fazer em situações como: Currículo, Entrevista, Procura e Mercado.

Veremos também noções para diferenciar a carreira de concursado, empregado ou empresário. Ingresse nesse promissor mercado sabendo que com o passar dos anos, como a quantidade de experiências adquiridas pode contribuir para o sucesso ou fracasso profissional na área de TI. Seja bem vindo a Era da Sabedoria.

Desde 1987, Fernando Anselmo atua continuamente na área de desenvolvimento de Sistemas. Nomeado como Java Champion em Dezembro/2006. Autor de 15 livros e diversos artigos em revistas especializadas, palestrante em diversos seminários sobre tecnologia que visam ensinar o desenvolvimento tanto aos novatos quanto aos mais experientes. Atualmente ocupa o cargo de Analista Sênior na BBTurismo, Instrutor de Java Certificado e Coordenador do Brasília Java Users Group (DFJUG).

2º Hangout DFJUG – 23/09

0

Já imaginou que aprender JAVA pode ser incrívelmente divertido? e que tal aprender enquando você constrí e joga o seu próprio jogo? Incrivel não é! Pois bem esta é Justamente uma das propostas da iniciativa GreenFootBR do DFJUG.

Neste Hangout vamos apresentar um pouco mais sobre esta inciativa e como utilizamos a ferramenta Greenfoot para ensinar Java e Logica de programação para crianças e adultos através do desenvolvimento de Jogo. Veja uma prévia do que é possível fazer com o Greenfoot aqui em nosso primero video da sére GreenLabs. Participe conosco e descubra mais essa feature que o Java pode proporcionar a você.

Minicurrículo: Jhonatan Morais é Desenvolvedor Fullstack  com mais de 7 anos de experiência em aplicações para WEB. É Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFG-GO e Especialista em desenvolvimento de software utilizando tecnologias livres pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente ocupa o cargo de Analista no Ministério do Desenvolvimento Agrário e é Voluntário no DFJUG, nas frentes relacionadas ao desenvolvimento de Jogos utilizando a plataforma GreenFoot.

Contato: jhonatanvinicius@gmail.com

Twitter: Utilize a #hangoutdfjug para enviar suas perguntas.

Google+: plus.google.com

1º Hangout DFJUG – 15/07

dfjug_java_hangout-compressor

Certamente uns dos recursos mais interessante que entrou na última versão do Java, o Java 8, foi o uso de lambda e recurso funcional, com isso, o Java além de ser multiplataforma é multiparadigma e também a nova maneira de se manipular os dados com Stream. Conheça um pouco as diferenças e as aplicações do conceito funcional dentro do Java 8, as novas APIs além dos novos padrões que nascem após essa versão. Tudo isso com uma visão prática com a IDE aberta quase todo o tempo.

Minicurrículo: Um desenvolvedor apaixonado pelo que faz: JUG Leader, Java Champion, Expert Group em diversas especificações Java, membro executivo do JCP, JCP Outstanding Award, Duke’s Choice Award, committer da Apache, palestrante em diversos eventos ao redor do mundo além de escrever artigos e livros no tempo restante.

Twitter: Utilize a #hangoutdfjug para enviar suas perguntas.

Google+: plus.google.com

Youtube: