GreenFootBR

Crianças aprendem a programar Jogos no celular

E você também pode participar desta aventura!

O Greenfoot (www.greenfoot.org) é um software livre e gratuito que ensina crianças a programar para celulares, através de joguinhos, e combina um framework para desenvolvimento em Java, com um ambiente de desenvolvimento integrado.

O projeto foi criado na Dinamarca, e evoluiu na Inglaterra, na Universidade de Kent, com o objetivo de desenvolver lógica em crianças a partir de 5 anos.

Hoje ele é utilizado em vários locais no mundo, e até em cursos de ensino superior. Alguns países como Espanha, Itália, França, China e o Brasil possuem o tutorial do Greenfoot traduzido para sua linguagem nativa.

A utilização do Greenfoot na educação é realizada principalmente através do desenvolvimento de jogos porém, pode ser utilizado para o desenvolvimento de aplicações em geral, desde que estas possuam uma parte gráfica.

É um software fácil de ser utilizado e muito dinâmico. Em sua interface gráfica, podem ser criados e colocados objetos que representam uma realidade. Esses podem adquirir papéis diferentes, como: mundo, ator do mundo ou simplesmente um objeto do mundo. Os objetos possuem ações pré-definidas, e estas podem ser programadas e ampliadas.

A proposta de trabalho do DFJUG para a nossa comunidade foi trazer o este software para o Brasil, criamos o GreenFootBR, que é oferecido gratuitamente como material de ensino em escolas e telecentros.

O material do Greenfoot é muito bem documentado porém, os textos são fornecidos apenas na língua Inglesa. Desafio: Muitos documentos ainda não possuem tradução para o português.

Grande parte do material original já foi traduzido por voluntários da comunidade Java e, junto com as duas primeiras aulas produzidas.

O DFJUG convidou destacados membros da comunidade Java para assumir a coordenação do GreenFootBR, em âmbito nacional, os professores e desenvolvedores, Aecio Pereira Santiago Junior e Luciene Cavalcanti Rodrigues.

VOCÊ pode participar !

Estamos iniciando nova etapa do projeto para o qual convidamos novos voluntários das mais diversas áreas (pedagogia, computação, marketing, publicidade, jornalismo, designer gráfico etc…) a ajudar-nos criar novas aulas e ensinar este software em escolas e telecentros.

Não tem tempo agora? Não se preocupe, ajude na divulgação desta ideia.

Sua contribuição é muito importante. Caso possa colaborar, de qualquer forma, envie um e-mail para aecio@dfjug.org. Junte forças com a equipe GreenFootBR e ensine crianças a programar.

Venha fazer parte deste time !

Acesse nosso canal do youtube e acompanhe todas as novidades sobre esta iniciativa!