Boletim – 830/11

* Sumário do boletim DFJUG # 830 enviado para 52.332 desenvolvedores Java
* Treze anos de DFJUG
* Mudança de coordenação do DFJUG
* Ganhadores de Janeiro Twitter do DFJUG
* Seminário Técnico JAGUAR – Software Público Brasileiro
* Novos livros na biblioteca comunitária DFJUG
* Certificação Certified Function Point Specialist
* Emprego Java (08)
*****************************************************************************/
Esta é uma mensagem automática, por favor, NÃO responda a esta newsletter. O nosso servidor de correio é apenas para envio de mensagens. Respostas (replay) para este boletim não são monitoradas, nem respondidas.

PessoALL, bom dia,

Hoje 17.118 alunos participam dos cursos JEDI – www.dfjug.org/DFJUG/jedi/index.jsp

PessoALL, bom dia !

__| Treze anos de DFJUG |__
Na segunda semana de Fevereiro o DFJUG comemorou treze anos de atividades.

Fundamos o Grupo de Usuários Java do Distrito Federal – DFJUG em uma bonita e quente tarde de um sábado de Fevereiro, no Lago Sul, numa sala de treinamento de uma empresa de informática, como deveria ser, para um grupo que sempre teve o ensino como primeira vocação.

Participaram da primeira reunião :
Daniel deOliveira,
Luiz Edmundo Fraga,
Marcelo Santiago Guedes,
Marcus Luiz Santana Moraes,
Rodrigo Sodré.

Mas, para que isto chegasse a acontecer, anteriormente, foram dois anos de planejamento, a partir de uma ideia proposta pela Luci Campos e muitas conversas com o Pedro Neto.

Da minha parte (Daniel deOliveira) meu envolvimento com o DFJUG começou quando trabalhava no Developers Resource Center da Apple Computers e participei do encontro anual chamado WWDC, em 1995. O que era para ser um encontro para discutir o Sistema Operacional para o MacIntosh (na época o System 7), o evento inteiro era um enorme Fuzzy, onde só se falava de Java, que tinha sido lançada no mês anterior. Era uma loucura e, me lembro bem, falava-se desta nova linguagem até … nos banheiros. Procurei descobrir que “animal” era este que todos diziam que seria uma revolução e, empolgado, decidi dedicar minha carreira, e meu futuro, a esta nova linguagem.

Já de volta ao Brasil, e agora morando em Brasilia, em Fevereiro de 1998 eu e a Lu fundamos o Grupo de Usuários Java do Distrito Federal, o DFJUG, que hoje conta com milhares de associados. Semelhantemente, estava participando do JavaOne de 2006 quando conheci a Iniciativa JEDI, que é um curso completo de Engenharia de Software, gratuito, baseado em Java e software livre. Depois de um ano de negociações, consegui trazer para o Brasil e mais os sete países de língua portuguesa (Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Timor Leste e São Tomé e Príncipe) estes cursos que, hoje contam com mais de 25.000 alunos participantes. Portanto, já são (para mim) mais de 15 anos de dedicação diária à plataforma Java mas, não me arrependo nem um minuto, pois o convívio permanente com esta comunidade só me fez crescer como pessoa e profissional.

Fotos dos primeiros encontros semanais e dos pioneiros coordenadores podem ser vistas no nosso sitio, em http://www.dfjug.org/grupo_fotos.jsp. Nestas fotos vocês encontrarão também os primeiros colegas que nos ajudaram a dar os primeiros passos do DFJUG : Adriano Rocha dos Santos, Alexandre Barreto, Carlos Pestana, Bruno, Edmilson, Greicy Prado, Heliana Hentzy, Rodrigo Loureiro, Israel, Joas Gomes, Keila Beatriz Pacheco Fontes, Kleber Silva, Paulo, Rui Alcides, Walter Junior e Wesley M. de Oliveira.

Hoje o grupo tem a seguinte estrutura administrativa
Daniel deOliveira – JugLeader
Fernanda Ministério – Coordenadora de parcerias
Fernando Anselmo – Moderador
Luci Campos – Idealizadora
Marcelo Burato – Tesoureiro
Sergio Veloso – Coordenador de Cursos

Além disso, contamos com a importante colaboração dos Conselheiros, que vigiam atentamente para que nós não fujamos das nossas metas e objetivos:
Filipe Rizzo,
Rodrigo Nunes,
Sadi Denicol e
Volney Mello.

Para as colaborar nas atividades operacionais, isto é, para as operações do dia a dia, o DFJUG é mantido pelos coordenadores:
Maisa Coutinho, Webmaster,
Gilvan Marques, Mooodle
Paulo Henrique Medeiros, Twitter

No último ano contamos com o apoio dos seguintes parceiros, sem o qual não poderíamos ter realizado nossas atividades :
ente do JEBluestar;
Edunet;
GaudiuM;
Instituto CTS;
JR&DC;
Escola Superior do MPU
Novatec;
ente do JEO’Reilly;
OlharMultimidia;
Serpro;
SGV;
UniCesp;
UniCeub;
VisualBooks e
X25.

Aos acima mencionados e, principalmente, a VOCÊ que nos apoia a TREZE anos, participando das nossas atividades, o nosso MUITO OBRIGADO.
/***/

Recebemos diversos emails de congratulações pelos 13 anos, dos quais registramos aqui alguns:

Da Lu, Santana, Marsee Henon, Lisa Flores, Marum Simão Filho e também dos colegas:

Simon Ritter : Congratulations on 13 years of DFJUG! I definitely want to be around
for the 15th anniversary, so lets plan something big :-).
/***/

Viviane Farinho : Parabéns pelos 13 anos, que venham muitos outros 13 anos do DFJUG!
Esse tempo é a recompensa pelo trabalho e esforço de vocês!
/***/

Paulo Silveira – Caelum : Incrível saber que já são 13 anos. Eu estava entrando na faculdade, só
conhecia o Visual Basic :).

Parabéns por um trabalho tão longo, e que continue pelos próximos 13 anos
/***/

Diana L. N. dos Santos : Parabéns por mais este ano de muita luta e sucessos! Um grande abraço dos seus amigos e parceiros,
Diana e Marcelo
/***/

Edson Gonçalves : Começo com uma saudação Vulcana (http://pt.wikipedia.org/wiki/Star_Trek): “Live long and prosper”. Fico muito feliz em saber que o DFJUG já fez seus treze aninhos e com certeza, tão logo, atingirá a maioridade, rs. São de atitudes pró-ativas de pessoas como vocês que nosso país precisa.
/***/

Roger Brinkley : Congrats…This will be my what’s cool this week in the JavaSpotlight podcast.
/** Lista discussão do DFJUG e JEDI no www.grupos.com.br/grupos/dfjug ***/

__| Mudança de coordenação do DFJUG |__
Lamentavelmente, a minha amiga pessoal e Webmaster do DFJUG, Maisa Coutinho, vai nos deixar. Por razões de deslocamento frequente para São Paulo, ela não pode dar mais continuidade ao trabalho de manutenção do nosso sitio.

A comunidade do DFJUG tem uma ENORME dívida de gratidão com o esforço que ela realizou nestes últimos anos em manter as nossas paginas Web atualizadas, com sacrifício de seus períodos de descanso, atendimento a família e lazer. Fica aqui registrado o nosso agradecimento pelo belo trabalho que ela produziu nesta coordenação que é a “cara” do DFJUG, pois é o local mais visível do nosso grupo.

Deus a abençoe nesta sua nova caminhada
/***/

O novo Webmaster do DFJUG é Douglas de Sousa Ramiro da Silva. Quem o conhece sabe que ele é um critico ativo da lista de discussão do DFJUG, o que nos motivou a convida-lo para esta coordenação. Na verdade, nossa filosofia tem sido sempre a de somente convidar para a coordenação pessoas que NÃO concordam em nada com a posição do JUG Leader. Este é o segredo e a força do nosso grupo, …a diversidade. Aqueles que já participaram das reuniões de coordenação do nosso grupo sabem o quanto elas são acaloradas :-))

Douglas Ramiro trabalhou como Sun Campus Ambassador entre os anos de 2007 e 2009. Participou de projetos importantes no Ministério da Educação como Enem, Enade, Encceja entre outros. Atualmente trabalha como Arquiteto na EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Possui as certificações SCJA, SCJP e LPIC-1. É apaixonado por tecnologias open source principalmente pelo mundo Java.

Damos as boas vindas ao Douglas e agradecemos ele ter aceito o nosso convite.
/** Lista discussão do DFJUG e JEDI no www.grupos.com.br/grupos/dfjug ***/

__| Ganhadores de Janeiro Twitter do DFJUG |__
Paulo Henrique Medeiros, peaga.medeiros@gmail.com, coordenador responsável pelo Twitter do DFJUG, informa que o sorteio dos livros de Janeiro, patrocinados pela Caelum e pela editora VisualBooks, foi para quem “retuitou” a mensagem : Eu quero ganhar um livro do @DFJUG.

Ganhador do Livro “Core Java, Volume I – Fundamentals (8th Edition)” (patrocinado pela Caelum)

Nome: Jeremias Q dos Santos
São Felipe / BA,

– Qual a importância do prêmio?
O Prêmio tem grande valor, pois é mais um estimulo a aquisição de conhecimento, ampliação do conhecimento no desenvolvimento Java.

– Por que segue o DFJUG no Twitter, o que o motivou?
Já acompanho o DFJUG no fórum e passei a acompanha no twitter pois entendo como uma forma de atualização constante de conhecimento, tendo em vista que nem sempre posso estar conectado ao fórum.

– O que vc acha do apoio da Caelum?
Creio que seja de grande valor, pois é uma instituição reconhecida no mercado e passar a ser mais uma somatório para o DFJUG.
/***/

Ganhador do Livro “Programação Orientada a Objetos em Java” (patrocinado pela VisualBooks)

Nome: Bruno Gualda
Votuporanga / SP

Depoimento:
– Qual a importância do prêmio?
– O livro irá me auxiliar nos estudos que venho fazendo em JAVA e no novo emprego que iniciarei em breve.

– Por que segue o DFJUG no Twitter, o que o motivou?
– Porque ele proporciona diversas notícias relacionadas ao JAVA.

– O que vc acha do apoio da VisualBooks?
– Sem dúvida é primordial para todos aqueles que desejam obter um livro e iniciar os estudos, isso proporciona aos leitores e seguidores um maior interesse nos conteúdos publicados.
/** Lista discussão do DFJUG e JEDI no www.grupos.com.br/grupos/dfjug ***/

__| Seminário Técnico JAGUAR – Software Público Brasileiro |__
Vanessa Leonel, vanessa_leonel@powerlogic.com.br, do Marketing da Powerlogic, convida para o 1º Seminário Técnico JAGUAR – Software Público Brasileiro

Gratuito!

30 de março – de 09 às 12h
Centro Cultural de Brasília – Sala Loyola –
SGAN 601 – módulo “B” Asa Norte – Brasília – DF

Credenciamento a partir das 8:30.

Programação
– Introdução ao Portal do Software Público Brasileiro
– Conceitos do Jaguar
– Apresentando um projeto em Jaguar

Foco em usabilidade, web 2.0, segurança e qualidade de software
– Desenvolvendo um projeto do zero aplicando qualidade e segurança
– Integração Contínua

– Road Map

O que é o Jaguar?

O JAGUAR é um framework de desenvolvimento Java EE 6 gratuito em licença GPLv2 e GPLv3, criado a partir do software jCompany Developer Suite. Integrante da relação de Softwares Públicos do Governo Federal, o JAGUAR está disponível para download gratuito no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br).

PORTAL DO SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO
Lançado em 2007 durante o Fórum Internacional de Software Livre, no Portal do SPB são compartilhadas soluções que podem ser úteis aos diferentes órgãos públicos e também à sociedade. O objetivo é reduzir custos, aprimorar os aplicativos disponibilizados e melhorar o atendimento à população, além de criar espaços de colaboração com a sociedade. O JAGUAR possui uma comunidade no Portal do SPB. Acesse, torne-se um membro e fique por dentro de todas as novidades.

Saiba mais em www.powerlogic.org.
/** Lista discussão do DFJUG e JEDI no www.grupos.com.br/grupos/dfjug ***/

__| Novos livros na biblioteca comunitária DFJUG |__
Cinco novos livros foram adicionados ‘a biblioteca comunitária DFJUG:
1- JQUERY COOKBOOK
2- PADRÕES JAVASCRIPT
3- GOOGLE SKETCHUP PRO
4- Programação Java para a Web
5- CSS Cookbook

A biblioteca comunitária DFJUG fica nas instalações da X25, www.x25.com.br, parceira histórica do nosso grupo, mas, você também pode consultar o acervo completo da biblioteca em http://www.dfjug.org/educacionais.jsp
/** Lista discussão do DFJUG e JEDI no www.grupos.com.br/grupos/dfjug ***/

__| Certificação Certified Function Point Specialist |__
O colega Givanildo Santana do Nascimento, JUG Leader do Sejug – Sergipe Java Users Group, em Aracaju (SE), grupo fundado em Abril de 2003, http://www.sejug.org, nos conta que obteve a certificação de Certified Function Point Specialist

Ele disse : Tenho a alegria de comunicar-lhes que fui aprovado com 94% no exame da certificação CFPS!!!

Certified Function Point Specialist (CFPS), ou Especialista Certificado em Pontos de Função, é a certificação conferida pelo International Function Point Users Group (IFPUG) às pessoas aprovadas no exame de certificação CFPS (http://www.bfpug.com.br/CertificacaoCFPS.htm). A Análise de Pontos de Função é uma técnica padronizada para a medição de software.

Estou muito feliz e agradecido a Deus por mais esta vitória!
/** Lista discussão do DFJUG e JEDI no www.grupos.com.br/grupos/dfjug ***/

__| Emprego Java (08) |__
A Mirante Tecnologia abre oportunidades para a vaga de Estágio – Teste

A Mirante Tecnologia é uma empresa de tecnologia de informação, atuante no mercado há 12 anos. Os principais focos da empresa são a fábrica de software e consultoria. Tem como missão automatizar processos fornecendo soluções de software proporcionando confiança no alcance dos resultados.

Requisitos:
– Estar regularmente matriculado em curso superior da área de informática, a partir do 4º semestre;
– Conhecimento na sintaxe SQL;
– Conhecimento em lógica de programação;
– Conhecimento na área de Engenharia de Software;
– Conhecimento em processo e conceitos de testes;
– Conhecimento de processos de análise de sistemas;
– Desejável conhecimento de Mantis e Test Link;

Carga Horária: 30 horas semanais – Horário pode ser negociado

Bolsa de estágio: R$ 650,00 + R$ 100,00 de Vale Transporte.

Descrição das atividades
– Executar roteiros de teste;
– Verificar a usabilidade da interface;
– Informar diariamente a situação dos testes;
– Manter canal de comunicação permanente com a equipe de desenvolvimento.

Interessados devem enviar o currículo para curriculos@miranteinfo.com sob o título “Seleção Estágio – Teste”.
/***/

Gabriel Silva, gabriel@primems.com.br, disse : Peço a gentileza de divulgar 5 vagas de emprego, descritas abaixo, em seu boletim.

VAGA: ANALISTA DE DESENVOLVIMENTO – JAVA PLENO
Requisitos Indispensáveis: JAVA, Capacidade de Analise de Documentação – UML, Design Patterns.
Requisitos Desejáveis: Web Services, Hibernate, Spring, Struts.

Os interessados deverão o endereço: http://www.primems.com.br/?page_id=340 seguir as instruções.
/***/

Tatiane Santana Pereira, tatiane.pereira@miranteinfo.com, do Recursos Humanos da Mirante Tecnologia
www.miranteinfo.com, oferece : A Mirante Tecnologia abre oportunidades para a vaga de “Analista de Requisitos”

A Mirante Tecnologia e uma empresa de tecnologia de informação, atuante no mercado ha 13 anos. Os principais focos da empresa são a fabrica de software e consultoria. Tem como missão automatizar processos fornecendo soluções de software proporcionando confiança no alcance dos resultados.

“Analista de Requisitos”
Formação Acadêmica:
– Ter curso superior completo na área de TI
– Experiencia com analise de requisitos e negócios

Conhecimentos obrigatórios:
– Modelagem de banco de dados
– Conhecimento em RUP
– Conhecimento em UML
– Conhecimento em confecção de diagramas de atividade e estado
– Técnicas de condução de reunião

Conhecimentos desejáveis:
– Rastreabilidade

Carga Horaria: 40 horas semanais (horário flexível)

Interessados devem enviar o currículo para curriculos@miranteinfo.com sob o titulo “Seleção – Analista de Requisitos”
/***/

O colega Santana, santana1204@gmail.com, solicita: estamos precisando de um especialista em BI, mais especificamente em OBIEE da Oracle. O perfil desejado é que tenha experiência e profundos conhecimento sobre essa ferramenta, pois o mesmo irá definir a estrutura base para uso do mesmo. Se possível, com certificação.
/***/

As vagas de emprego e/ou estagio oferecidas neste boletim do DFJUG são de inteira responsabilidade das pessoas e/ou empresas que as submetem. O DFJUG
apenas as repassa da forma como são recebidas, por acreditarmos que se trata de prestação de serviço para a comunidade Java.
/** Lista discussão do DFJUG e JEDI no www.grupos.com.br/grupos/dfjug ***/

__| Desistencia |__
Caso voce nao queira mais continuar recebendo este informativo envie um e-mail para daniel@dfjug.org, e digite no campo Assunto (Subject) a palavra RETIRAR. Para informacoes adicionais acesse www.grupos.com.br/group/dfjug. Obrigado.
/** Lista discussão do DFJUG e JEDI no www.grupos.com.br/grupos/dfjug ***/

Sempre e importante ressaltar que o DFJUG e’ patrocinado pelo Instituto CTS – www.cts.org.br, que nos fornece todo o apoio logístico, administrativo e jurídico que nosso grupo necessita para realizar seus projetos tecno/sociais. Abraços a todos e bons códigos !!!

Daniel deOliveira
JUG Leader / Founding Java Champion
Brasília Java Users Group
daniel@dfjug.org
www.dfjug.org
Brasil