Boletim – 815/10

* Sumario do boletim DFJUG # 815 enviado para 32.596 desenvolvedores Java
* Encontro mensal do DFJUG : Acessibilidade de Software
* 500 seguidores no Twitter do DFJUG
* JUG Brasileiros : GoJava
* DFJUG no evento Caelum Day
* Lançamento : Guia de Bolso para SCJP
* Tabela Copa do mundo em J2ME
* Herramos ;-)
* Lançamento : Google Android
******************************************************************************/

Hoje 42.704 alunos participam dos cursos JEDI – www.dfjug.org/DFJUG/jedi/index.jsp

__| Encontro mensal do DFJUG : Acessibilidade de Software |__
Amanha, Quarta-feira 16 Junho, acontecerá o nosso encontro mensal, com o tema Acessibilidade Web, isto é, a acessibilidade dos sítios da Internet.

Desde o seu inicio, ha’ mais de doze anos, o DFJUG sempre teve, e tem, desenvolvido iniciativas que apóiem as Pessoas com Necessidades Especiais – PNE:
– ministrado cursos gratuitos de Java para Cegos, Surdo e Cadeirantes;
– produzindo vídeos sobre o uso da Língua BRAsileira de Sinais – LIBRAS na informática;
– distribuindo nossos quase 900 boletins semanais sem acentos ou outro sinal gráfico que possa confundir os softwares “Ledores de Tela” usados por Deficientes Visuais;
– divulgando para a comunidade Javanesa mostrando a absoluta necessidade de cumprir a legislação pertinente e as boas praticas de criação e manutenção de sítios na Internet que obedeçam as normas W3C – www.w3.org, com versão 2.0 da WCAG: http://www.ilearn.com.br/TR/WCAG20

O DFJUG tem a honra de receber, para o nosso encontro mensal, a colega Anna Carolina Ferreira da Rocha, ela própria uma Pessoa com Necessidades Especiais. Ela tem um extenso currículo de divulgadora deste importante tema de Acessibilidade em Software, em diversos fóruns, inclusive nos seus blogs http://borboletaroxa.blogspot.com/ e http://www.flickr.com/borboletaroxa

Será apresentado o que é acessibilidade e como ela pode ser aplicada a sítios, quais os tipos de deficiências existentes e como elas influenciam na navegação pela internet, a legislação vigente e os padrões para acessibilidade de sítios, a relação entre acessibilidade e usabilidade, como avaliar a acessibilidade de um sitio e, por fim, alguns estudos de caso de sítios não-acessíveis.

Ela e formada pela Universidade de Brasília e pós-graduada em Teste de Software pela Unieuro, palestrante do 2º Seminário de Qualidade e Teste de Software – Deficientes visuais na realização de testes orientados e assistidos para melhoria da acessibilidade de sítios – Belo Horizonte, Novembro/2007; Palestrante no Workshop do Programa de Pós-Graduação em Informática da UnB – 2009 – Melhoria da acessibilidade de sítios: Deficientes visuais na realização de testes orientados e assistidos – Alto Paraíso – GO, Novembro/2009;
Integrante do Comitê de Inovação da Associação Latino-Americana de Teste de Software – ALATS desde julho/2008.

Agenda
19:30 – 20:30: Acessibilidade de Software
Palestrante : Anna Carolina Ferreira da Rocha

Duração: Uma hora

O local deste encontro, que acontecera’ na noite da Quarta 16 de Junho, a partir das 19:30 hrs, será no Auditório do Bloco 2 (subsolo do prédio da biblioteca) do CEUB, www.uniceub.br, parceiro educacional do DFJUG, na SEPN 707/907 – Campus do UniCEUB – Asa Norte, Brasília / DF.

Apos este encontro, estaremos sorteando para os presentes os livros:

– Android da editora Novatec
http://novatec.com.br/livros/android/

– Testes funcionais de Software da Editora VisualBooks.
http://www.visualbooks.com.br/shop/mostralivro.asp?escolha=8575022344

Atenção : Somente participarão do sorteio aqueles que doarem uma late de leite em pó.

SOLIDARIEDADE : Quanto você vai pagar para por este encontro de tecnologia ? NADA! Como você sabe, este convite e gratuito, mas se você trouxer uma lata de leite em pó, (não serve leite desnatado, longa vida (caixinha) ou saquinho), esta será doada para o Lar Betel – www.larbetel.org ou www.betelchildrenshome.org.uk (em inglês), que atende a mais de 200 crianças institucionalizadas (em situação de risco).
/************* Siga o DFJUG no Twitter e concorra a livros *************/

__| 500 seguidores no Twitter do DFJUG |__
Paulo Henrique Medeiros, peaga.medeiros@gmail.com, coordenador responsável pelo Twitter do DFJUG, comemora o fato do grupo ter atingido um numero verdadeiramente impressionante. Esta semana ultrapassamos 500 seguidores !!!

PH informa que, para o sorteio dos livros de Julho, patrocinados pela Caelum e pelo autor Edson Gonçalves, quem “retuitar” a mensagem : Eu quero ganhar um livro do @DFJUG. http://www.dfjug.org #DFJUG participará dos sorteios!

Os ganhadores de Junho são:

Ganhador do Livro “Certificação Sun Para Programador Java 6 – Guia de Estudo” (patrocinado pela Caelum)
Luiz José de Lemos de Anápolis / Goiás, disse : “Livro representa acesso à informação de qualidade, e este será muito importante para os estudos em busca da certificação Java. Seguir o DFJUG no Twitter é uma forma rápida de manter-me atualizado quanto aos eventos e artigos na linguagem Java. E o apoio da Caelum é importante pois fomenta a busca e disseminação da informação para a comunidade e enriquece todo o processo! Valeu DFJUG e Caelum!!”

Ganhador do Livro “Desenvolvendo relatórios profissionais com iReport para Netbeans IDE” (patrocinado pelo Edson Gonçalves)
Vinicius Gomes de Araújo Lima de Feira de Santana / Bahia, comemora : “Eu acompanho o DFJUG desde que o Daniel deOliveira veio em Feira de Santana para o I Simpósio Java do Sertão em 2008 e apresentou o grupo e a iniciativa JEDI. Esse evento foi o principal motivador para minha dedicação na Plataforma Java. Esse prêmio chega para que eu possa agregar conhecimento em relatórios, algo que ainda tenho pouco. Eu parabenizo o autor Edson Gonçalves por ter doado o livro para ser sorteado entre os seguidores do Twitter do DFJUG, isso demonstra o compromisso do mesmo junto à comunidade Java, o que faz com que ela esteja mais forte a cada dia.”
/***/

Parabéns Paulo Henrique Medeiros pelo seu belo trabalho de coordenação do Twitter do DFJUG. Agradecemos, mais uma vez, ao Paulo da Caelum e o Edson Gonçalves pelo apoio a esta campanha de divulgação dos nossos trabalhos, e também a todos os 500 colegas que participam deste nosso esforço comunitário. Agora, …. que venham os MIL !!!
/************* Siga o DFJUG no Twitter e concorra a livros *************/

__| JUG Brasileiros : GoJava |__
Dando seqüência às historias dos JUG brasileiros, o colega e amigo Raphael Adrien, raphael_adrien@hotmail.com, coordenador deste grupo e coordenador JEDI em Goiás, relembra :

GoJava – Grupo de Usuários Java do Estado de Goiás
Goiânia (GO)
09/2001
http://www.gojava.org

O grupo teve inicio em 12 de setembro de 2001, era apenas uma lista de discussão entre desenvolvedores Java da Politec, esta lista foi aumentando saindo e naturalmente nascia o GO-JUG, liderados pro Gleidison Duarte e Tatiane Mota.

Logo após a criação do GO-JUG em setembro de 2002 o grupo teve seu nome alterado para GOJava, e começaram o ciclos de palestras sobre diversos temas relacionados a tecnologia Java.

Os anos de 2003 e 2004 foi realizado o grande evento do GoJava, que deixou saudade e ate hoje e lembrado por aqui o famoso JavaGyn, em suas duas edições contou com grandes nomes do cenário Java Nacional como Bruno Sousa, Mauricio Leal, Fábio Veloso, Flávia do antigo JavaComBr, e vários representantes de grandes empresas como Nokia, Politec.

Após isto o GoJava passou por um tempo de inatividade e, naturalmente outros grupos foram surgindo, destacando-se 2 grupos o JavaCerrado e PequiJUG. No final de 2007 e inicio de 2008 aconteceu a união de todos os grupos, dando um novo animo ao GoJava. Hoje a comunidade conta com mais de 1.200 membros e promove eventos reconhecidos internacionalmente como o M3DD\LA.
/************* Siga o DFJUG no Twitter e concorra a livros *************/

__| DFJUG no evento Caelum Day |__
Paulo Silveira, paulo.silveira@caelum.com.br, da Caelum, Ensino e Inovação,
www.caelum.com.br, empresa que apóia a campanha de divulgação do DFJUG no Twitter, convida :

Com o apoio do DFJUG, o Caelum Day chega a Brasília, no dia 17 de Julho (Sábado) no Centro Cultural de Brasília. Um evento repleto de palestras técnicas comemorando o sucesso do primeiro ano da Caelum na capital federal. Teremos o keynote Guilherme Silveira, falando sobre
Arquiteturas escaláveis e REST.

A programação do evento conta com palestras sobre Rails 3, JBoss Seam, Domain Driven Design na prática e muito mais. Mais detalhes: http://www.caelum.com.br/caelumdaybsb/programacao.html

As inscrições estão abertas: http://www.caelum.com.br/caelumdaybsb/inscricao.html
/************* Siga o DFJUG no Twitter e concorra a livros *************/

__| Lançamento : Guia de Bolso para SCJP |__
O colega Camilo Lopes, camilosi@hotmail.com, comenta sobre o lançamento de seu livro “Guia de bolso SCJP”.

Sobre o Guia
Esse “filho” nasceu a partir de ter feito uma pequena analise e vi que alguns “candidatos SCJP” sentiam falta em saber o que de fato vai cair no exame, como se parece as perguntas? Muitos acreditam que veremos apenas : o código compila ou não?!. Porém, o exame ele vai muito além, vc deve saber porque não compila, porque lança à exceção Y e não X, qual o resultado correto (parece obvio né? mas, o exame é expert em enganar o candidato ).

O outro motivo é que ele veio a partir da sala de aula dos cursos preparatório para SCJP que tenho ministrados, os alunos sempre perguntaram por que eu não lançava um livro da mesma forma que conduzia as aulas. Daí, acordei para vida e resolvi fazer essa “criança”. Rs

Reunir minhas experiência de preparação para o exame de 10 meses( em 2007) + experiência com Java + o que conseguir aprender com a preparação + exame SCJP. Fora que “colei” tudo que ia identificando no meu exame e resolvi compartilhar no “guia”.

Outra razão foi que na época que estava estudando sentir falta de um livro que eu pudesse ler no ônibus, metrô, sala de espera, intervalo da faculdade etc. O livro da Kathy Sierra é um excelente livro, porem não dar para ler ele em um metrô, pois quando estamos empolgados, temos que fechar o livro por alguma força maior e daí ficamos com uma leitura incompleta. Busquei no guia melhorar isso, não explicar a tecnologia Java em si, mas focar no exame, com pegadinhas, o que você deve ter no “sangue” para o exame e o que precisa ir para “decoreba”. Nisso criei capítulos curtos, porem ricos em conteúdo e que dar para ler em até 20 minutos e ainda manter-se atualizado e dando um refresh no cérebro sobre os assuntos que estão tendo mais dificuldades.

E antes que perguntem. O livro não substitui o livro da Kathy Sierra, pelo contrario ele vem como um material auxiliar. Ah outro detalhe, eu busquei usar uma linguagem não muito formal nas explanações para que o leitor acredite está conversando comigo.

Quem adquirir o livro, terá 6 mini-simulados (português e inglês) para poder brincar antes do exame real. Para adquirir o simulado, basta seguir os passos que estão nas primeiras páginas do Guia de Bolso

Para detalhes, descontos : http://www.lcm.com.br/index.php?Escolha=20&Livro=L00852

Quem for adquirir e querer uma cópia com autógrafo. Envia um e-mail que veremos como proceder.

Agradecimentos
Quero agradecer a uma pessoa que ajudou bastante desde o contato com a editora até as revisões e dicas. O nosso famoso autor brasileiro Edson Gonçalves . O qual tenho uma grande admiração profissional e alem de ser um dos meus melhores amigos. Abraço e sucesso para você. Nem preciso dizer nada né?

E outro amigo o qual considero como irmão: Mario (Razec).

E uma pessoa que é outro amigo o Juliano Martins (meu ex-Arquiteto no projeto aqui na IBM). Tem uma colega de trabalho a Daniela Reis que deu uma força quando pensei em abandonar o barco. E ela acompanhou todo o processo bem do inicio mesmo, quase que seria a “mãe”.

Peço desculpas, por não colocar outros amigos, colegas, é que nesse momento não consigo pensar muito devido a sensação, emoção vou esperar esse efeito passar e editar o post. Mas, agora está difícil.

Existe também o SimSCJP, um simulado que desenvolvi para preparação rumo à SCJP. Há duas versões:
– SimSCJP Free: que possui simulados em português/inglês. Este é minha doação e contribuição que no mínimo devo fazer com a nossa comunidade.
– SimSCJP Premium: que é uma versão com 6 simulados para SCJP. Essa há uma taxa, que eh um valor simbólico de R$ 19,90. http://blog.camilolopes.com.br/simscjpfree/

Post recente sobre o Premium:http://blog.camilolopes.com.br/simscjppremium/
/************* Siga o DFJUG no Twitter e concorra a livros *************/

__| Tabela Copa do mundo em J2ME |__
A colega Luciana Pereira de Araújo, lucianahh@gmail.com, compartilha seu trabalho com a comunidade : Desenvolvi uma tabela dinâmica para a copa do mundo para o celular, ela é gratuita e está disponível no link: www.professorbruno.com.br

Sou programadora, formada em Técnico de Software pelo CEDUPHH (Blumenau-SC) e curso o 5º Semestre de Ciência da Computação na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Leciono cursos de programação: Java, J2ME, Delphi e SQL básico no Cursos Professor Bruno também cito em Blumenau.

Motivação: A idéia de construir a tabela da Copa do Mundo na verdade veio com a solicitação de meu pai (Professor Bruno), que sugeriu uma tabela para o celular onde a população pudesse anotar a pontuação dos jogos de forma dinâmica, sem precisar calcular a pontuação de cada time para saber quem se classificou ou não.

Outro fato que me motivou foi a possibilidade de aprender mais sobre a tecnologia dos celulares e poder me aprofundar na linguagem J2ME. Ainda não tinha trabalhado muito com Canvas, e para construir as tabelas coloridas foram utilizados recursos dessa classe disponível pela linguagem.

No início foi difícil, pois queria que funcionasse na maioria dos celulares. E para isso, a coisa fundamental era saber o tamanho em altura e largura de cada celular para que as tabelas coubessem por inteiro.

Isso seria muito difícil, até porque existem muitos modelos hoje no mercado com tamanhos de displays diferentes. Então resolvi controlar a criação das tabelas Canvas em tempo de execução. Foi necessário um cálculo, para pegar o tamanho do display do celular e dividí-lo de maneira correta para que as tabelas preenchessem o máximo do espaço do display, sem gerar barras de rolagem.

Outro fato que quase me impediu de concluir o trabalho, foi o processamento do celular. Como a maioria deles possui uma memória pequena, eu não podia fazer muitos cálculos e carregar muitos vetores (os jogos são todos armazenados em matrizes ou vetores). O problema aconteceu foi na hora de calcular as Oitavas de Final. Nessa hora eu tinha que fazer a lógica sobre os 32 times pertencentes a cada um dos grupos, o que carregava muito e acabava travando o celular. A solução foi separar o vetor, e calcular os vencedores nos próprios grupos e assim armazenar um Arquivo Texto (RecordStore) somente dos ganhadores. Isso facilitou no resto da implementação. Também como no programa há vários vetores e matrizes, precisei tomar bastante cuidado na hora de acessá-los para não errar o índice. Isso me tirou várias noites. Um ultimo problema foi a tela inicial, que nem todos os celulares conseguem reproduzir aquela imagem de abertura. Para os que não conseguem foi desenvolvido um Alert. Mas até que funcionou também levou certo tempo.

Lições: Desenvolvendo a tabela aprendi muitas coisas relacionadas a classe Canvas, aos diferentes tipos de celulares e até a manipular melhor arquivos texto e vetores dentro de um aparelho pequeno e com poucos recursos. É muito bom ter essas oportunidades, e aproveitá-las ao máximo.

Então foi isso. Espero que todos gostem, e que façam um bom proveito!

E muito obrigada para vocês do DFJUG por divulgar o trabalho. Agradeço profundamente e estou muito honrada.
/************* Siga o DFJUG no Twitter e concorra a livros *************/

__| Herramos ;-) |__
Desculpem, escrever “Assessibilidade” com dois esses, no boletim DFJUG # 814, foi atroz :-(

Não entendi, no sitio do DFJUG e na aba dos boletins, está certo mas, no Boletim…. Argh !!! http://www.dfjug.org/DFJUG/boletins/Ano10.jsp

A todos, as minhas desculpas pelo assassinato da nossa língua pátria.
/************* Siga o DFJUG no Twitter e concorra a livros *************/

__| Lançamento : Google Android |__
Mariana Prates, mariana.prates@novatec.com.br, da editora Novatec,
www.twitter.com/novateceditora, comenta sobre o lançamento da 2ª edição do livro Google Android, de Ricardo Lecheta.

Android é a nova sensação do momento e está revolucionando o desenvolvimento de aplicações. Inclui um sistema operacional baseado no Linux e diversas aplicações, com uma rica interface gráfica, um browser para navegar na internet, integração com o Google Maps, suporte a multimídia, GPS, banco de dados integrado, jogos em 3D e muito mais.

Google Android 2ª Edição convida o leitor a mergulhar no incrível mundo do Android, onde imaginação é o limite. A obra traz todos os passos necessários para desenvolver aplicações, desde o básico sobre a instalação do emulador e configuração do ambiente de desenvolvimento até aplicações que utilizem recursos avançados como localização por GPS, reprodução de áudio e vídeo, comunicação com a internet, execução de serviços em segundo plano e bancos de dados.

Dados do livro:
Google Android 2ª edição
Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK
Autor: Ricardo R. Lecheta
Número de páginas: 608
Valor: R$ 93,00
/************* Siga o DFJUG no Twitter e concorra a livros *************/

Sempre é importante ressaltar que o DFJUG e patrocinado pelo Instituto CTS – www.cts.org.br, que nos fornece todo o apoio logístico, administrativo e jurídico que nosso grupo necessita para realizar seus projetos tecno/sociais. Abraços a todos e bons códigos !!!

Daniel deOliveira
JUG Leader / Founding Java Champion
Brasília Java Users Group
daniel@dfjug.org
www.dfjug.org
Brasil