Boletim – 807/10

* Sumario do boletim DFJUG # 807 enviado para 75.401 desenvolvedores Java
* Encontro mensal do DFJUG Quarta 28 Abril – Java em servidores livres
* Sai o primeiro sorteado do Twitter do DFJUG
* Rally Java EE Open Source
* Nove novos vídeos disponíveis na TV DFJUG
* Métricas para Desenvolvedores
* Mais noticias sobre a TV Digital interativa Java
* Cursos Java da Bluestar
* Emprego Java (07)
******************************************************************************/

Hoje 42.777 alunos participam dos cursos JEDI – www.dfjug.org/DFJUG/jedi/index.jsp

__| Encontro mensal do DFJUG Quarta 28 Abril – Java em servidores livres |__
Como informado anteriormente, os encontros mensais irão sendo alternados mensalmente entre temas básicos e avançados, e o nosso encontro de Abril será no dia 28 Abril (Quarta) com o tema avançado, abordando Java em servidores de código aberto e livre.

Para tratar deste assunto, convidamos Arthur Cesar Oreana, arthur.oreana@powerlogic.com.br. Ele disse que : o objetivo da palestra é apresentar aos participantes os recursos da especificação JSR-311 (JAX-RS: Java API for RESTful Web Services).

Será utilizado o framework JBOSS RESTEasy para exemplificar como agora é possível – de maneira simples e prática – integrar diferentes plataformas e recursos através da utilização do protocolo HTTP.

Arthur e’ graduado em Sistemas de Informação com experiência no desenvolvimento de sistemas para alta e baixa plataforma, tendo como foco principal a arquitetura de aplicações JAVA EE. Atualmente trabalha na área de pré-vendas da Powerlogic S.A. onde é o responsável por apresentar a solução ALM (Application Lifecycle Management) desenvolvida pela empresa, com frameworks próprios que abrangem as seguintes etapas: especificação, desenvolvimento, testes, integração contínua, segurança, portal, etc. A Powerlogic S.A. é uma das primeiras empresas brasileiras a acreditar e adotar o modelo Open Source nos idos de 2001, com tecnologia 100% nacional. Com mais de 15 anos de existência e atuação em todo o território, a Powerlogic destaca-se como provedora de soluções WEB utilizando a plataforma JAVA EE.

– duração: 1 hora

O local deste encontro, que acontecera’ na noite da Quarta 28 Abril a partir das 19:00 hrs, será no Auditório do Bloco 08 (oito) do CEUB, www.uniceub.br, parceiro educacional do DFJUG, na SEPN 707/907 – Campus do UniCEUB – Asa Norte, Brasilia / DF.

SOLIDARIEDADE : Quanto você vai pagar para por este encontro de tecnologia ? NADA! Como você sabe, este convite e gratuito, mas se você trouxer uma lata de leite em pó, (não serve leite desnatado, longa vida (caixinha) ou saquinho), esta será doada para o Lar Betel – www.larbetel.org ou www.betelchildrenshome.org.uk (em inglês), que atende a mais de 200 crianças institucionalizadas (em situação de risco).

A editora Novatec, oferece para sorteio, durante o encontro, para os colegas que trouxerem a lata de leite em pó, o livro Programação Java com Enfase em Orientação a Objetos

Autor: Douglas Rocha Mendes
Páginas: 456
Ano: 2009
Preço: R$ 78,00

Resenha
O livro Programação Java com ênfase em orientação a objetos apresenta os principais conceitos do paradigma da orientação a objetos de forma didática, clara e objetiva, com base na experiência do autor com projetos reais. O livro apresenta pelo menos um exemplo prático para cada conceito apresentado, além de disponibilizar um laboratório progressivo que vai evoluindo de acordo com os conceitos da orientação a objetos. Esse laboratório permite ao leitor uma melhor interpretação sobre os conceitos e onde e como devem ser utilizados.

As explicações combinam teoria, exemplos e ilustrações que facilitam a compreensão dos assuntos e fornecem um caminho seguro para que o leitor incorpore o conceito de orientação a objetos em seu dia-a-dia.

Ao final de cada capítulo, o leitor encontrará exercícios práticos que o auxiliarão na aprendizagem e fixação dos tópicos abordados ao longo de toda a obra.

A obra é indicada como livro-texto para cursos de Ciência da Computação, Bacharelado em Informática e Engenharia de computação, sendo imprescindível para iniciantes e profissionais mais experientes da área de informática, como programadores, analistas e arquitetos, além de gerentes e diretores de tecnologia da informação e professores universitários.
/************* Siga o DFJUG no Twitter e concorra a livros *************/

__| Sai o primeiro sorteado do Twitter do DFJUG |__
O coordenador DFJUG responsável pela publicação das informações do DFJUG no Twiiter, Paulo Henrique Medeiros, peaga.medeiros@gmail.com, comemora : … na quinta passada, realizei o sorteio do livro Head First Java no twitte, o ganhador foi Adan Medeiros. Ele é de Sobradinho II – DF. Com sorteios de livros pelo Twitter, podemos alcançar um número maior de seguidores, ampliando assim, a divulgação dos trabalhos realizados pelo DFJUG, e conseqüentemente, motivando a comunidade com estudos sobre Java e tecnologias relacionadas.

O sorteado Adan Soares Medeiros disse: Bem, o Livro vai me ajudar e muito no estudo da linguagem Java. Sou um iniciante e esse livro vai me ajudar bastante nos meus estudos principalmente em Orientação a objetos. Fiquei sabendo da iniciativa JEDI por intermédio de um primo e desde então acompanho todos dos passos do DFJUG para ficar sabendo de tudo que acontece em Brasília relacionado com o JAVA. E nada melhor do que seguir o Twitter do DFJUG para ficar sabendo de vagas de emprego/estágio, palestras, cursos, novidades e etc…
Por último, mas não menos importante, gostaria de elogiar a iniciativa da Caelum de apoiar essa iniciativa do DFJUG através de sorteios de livros ajudando a comunidade Java em Brasília.”

O patrocinador Paulo Silveira, paulo.silveira@caelum.com.br, diretor da Caelum afirma : A Caelum está junto com o DFJUG para promover e difundir conhecimento, e está patrocinando a nova campanha do grupo no Twitter, sorteando um livro por mês. A Caelum ainda disponibiliza apostilas de Java para download gratuito em www.caelum.com.br/apostilas.
/************* Siga o DFJUG no Twitter e concorra a livros *************/

__| Rally Java EE Open Source |__
Arthur Cesar Oreana, arthur.oreana@powerlogic.com.br, convida a comunidade para participar do Rally Java EE Open Source : Gostaria de divulgar com vocês a realização de um Rally de programação Java que será lançado em todo o Brasil e apresentará desafios para arquitetos, desenvolvedores e universitários.

O Rally Java EE Open Source é a primeira competição nacional voltada para incentivar o desenvolvimento de projetos Open Source que abrange todos os perfis de profissionais da TI.

A idéia do movimento é desafiar os profissionais e possibilitar sua projeção no mercado. Além disso, eles terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em diversas ferramentas Open Source e ainda ganhar prêmios valiosos.

Dividida em três categorias distintas – arquiteto, desenvolvedor e universitário – a competição vai premiar os melhores em cada categoria. Entre os prêmios estão: uma viagem de sete dias com acompanhante, notebooks, Playstation 3 acompanhado de TV LCD 42”, iPods, vouchers para certificação Java e assinaturas da revista Java Magazine.

As inscrições estarão abertas de 1º de maio a 30 de junho *. Após se inscrever, o participante terá três meses para desenvolver seu projeto e submeter à comissão julgadora. O resultado dos melhores será divulgado em outubro na revista Java Magazine, apoiadora institucional da competição.

Já a entrega dos prêmios e medalhas será realizada dia 23 de outubro, em São Paulo, e os selecionados terão as despesas pagas pela organização para participar do evento. Nesta ocasião, eles apresentarão suas soluções à Comissão Julgadora que escolherá o vencedor de cada categoria. Além dos prêmios e medalhas, o primeiro lugar de cada categoria também terá a divulgação do seu mini-currículo na revista Java Magazine.

Acompanhe as informações no site da competição www.rallyjavaeeopensource.com.br. Leia também dicas mensais de desenvolvimento na revista Java Magazine.

Patrocinam a competição as empresas Avanti, Base2, Elosoft, Ibrowse e Prime. Realização: Powerlogic.

* A organização e seus patrocinadores doarão uma lata de leite em pó para cada inscrito que submeter projeto.
/************* Siga o DFJUG no Twitter e concorra a livros *************/

__| Nove novos vídeos disponíveis na TV DFJUG |__
No final do ano passado fomos solicitados responder, para uma entrevista, uma serie de perguntas sobre a nossa comunidade. A condição era gravar as respostas em vídeo. Seis meses depois da gravação, e como o material nunca foi utilizado, estamos divulgando os mesmos na pagina da TV DFJUG.

Os nove vídeos que acabamos de disponibilizar são:
– Como surgiu o grupo de usuário JAVA?
– Como atua o DFJUG em sua região?
– Como os desenvolvedores podem participar do DFJUG?
– Qual a importância de tirar a certificação JAVA?
– Como é adotado o JAVA em nossa região?
– Quais tecnologias JAVA são indispensáveis para os desenvolvedores?
– O que podemos esperar da aquisição da Sun pela Oracle?
– Qual o futuro do JAVA?
– DFJUG no Bom Dia Brasil!

Nos agradecemos, mais uma vez, ao Rodrigo Nunes, conselheiro do DFJUG e diretor da OlharMultimidia, www.olharmultimidia.com.br, empresa parceira DFJUG pelo seu esforço em disponibilizar estes vídeos para a comunidade.

Convidamos a todos que visitem também os 41 vídeos que estão disponíveis em http://www.dfjug.org/DFJUG/tvdfjug/videos/index.htm
/************* Siga o DFJUG no Twitter e concorra a livros *************/

__| Métricas para Desenvolvedores |__
Fernando Anselmo – fernando.anselmo@dfjug.org, coordenador e moderador da lista de discussão do DFJUG, disse : Pessoal, e’ com prazer que comunico o lançamento do meu 12° Livro

http://www.visualbooks.com.br/shop/mostralivro.asp?escolha=9788575022610

Métricas para Desenvolvedores
Editora: Visual Books
Páginas: 186

Este livro analisa a Contagem de Pontos de Função e a Contagem de Pontos de Caso de Uso, seus históricos e suas técnicas de contagem. Ao longo da obra, o autor utilizou uma forma descomplicada para que o desenvolvedor aprenda a realizar esta contagem para “definir” o tempo de desenvolvimento de um certo requisito.

Não é desconfiança em relação ao trabalho realizado pelo “analista de métricas”, e sim, um meio do desenvolvedor realizar uma auto-avaliação para melhorar a sua produtividade. Muitos desenvolvedores realizam seus trabalhos dentro do tempo previsto, mas não entendem o porquê de um determinado requisito ter que ser concluído em 12 horas enquanto outro, idêntico aos olhos do desenvolvedor, em apenas 6 horas. O objetivo deste texto é fornecer uma ferramenta na qual os profissionais possam compreender como é realizada a contagem em projetos.

Os 23 Padrões de Projeto do GoF serão vistos na prática, o que é um novo modo de se encarar os temidos Design Patterns (Padrões de Projeto). Será utilizada a linguagem Java para resolver um problema baseado no padrão que estaremos estudando. Este capítulo servirá como um conjunto de programas documentados que poderá ser utilizado e reproduzido quando o mesmo problema for apresentado.

O livro é repleto de exemplos e dicas.
/************* Siga o DFJUG no Twitter e concorra a livros *************/

__| Mais noticias sobre a TV Digital interativa Java |__
O colega Carlos Fernando Gonçalves, carlosfgo@gmail.com, JUG Leader do JavaNoroeste, comemora as noticias sobre o Ginga, a TV interativa Digital brasileira, escrita em Java

Ginga, completo, vira padrão UIT
Uma grande vitória para o país. Assim, a notícia de que outras partes do Ginga, além do módulo NCL, foram reconhecidos pela União Internacional de Telecomunicações -UIT, foi recebida pelo Fórum SBTVD. O padrão brasileiro Ginga passa a constar agora como quarto padrão mundial para interatividade, ao lado do o americano (ATSC), do europeu (DVB) e o próprio ISDB, na recomendação do organismo da ONU que busca a harmonização técnica entre eles em um único middleware padrão.

A chegada do Ginga-J, tecnologia de ponta e sem os custos de royalties, quebra parâmetros no próprio conceito de TV digital da UIT. Até aqui, todos os padrões harmonizados, baseados no GEM, tinham custos de royalties associados. Com o Ginga-J esse quadro muda.

Muda também a arquitetura básica de middleware da UIT. A partir de agora, a estrutura modelo do middleware harmonizado passa a ser muito semelhante à do Ginga, incluindo as novas ferramentas que compõem o JavaDTV.

A UIT está confiante de que a norma J.202 será amplamente adotado internacionalmente. Ela deve reduzir muito a necessidade de re-criação de conteúdos interativos e permitir economias de escala para o lançamento de conversores e televisores digitais interativos pela indústria. Desde 2003, O setor de transmissão e os fabricantes de equipamentos de TV e set-top boxes dão aval à norma.

Histórico internacional
Todo esforço de padronização internacional do Ginga tem mais de dois ano. O módulo NCL é padrão J.201 desde 2009. Agora, outras parte da arquitetura Ginga são reconhecidas como padrão J.200 e o Ginga-J como padrão J.202. A publicação oficial na UIT aguarda apenas aprovação e publicação das normas Ginga-J enviadas à ABNT no início do mês para ser feita, por conta de um acordo assinado em outro do ano passado, entre a própria ABNT e a UIT.

Por esse acordo, a entidade brasileira e o processo de padronização adotado na TV digital passam a ter para a UIT o mesmo status dos equivalentes editados por entidades como o Instituto Europeu de Normalização das Telecomunicações (ETSI). Significa dizer que tudo o que for aprovado pela ABNT com relação ao SBTVD passa a ter caráter oficial para a UIT.

O reconhecimento de outros módulos do Ginga como padrão UIT deverá refletir em outras recomendações da UIT, como aconteceu em 2009 com o módulo NCL. Em maio, ele passou a constar da recomendação ITU-T H.761 para toda e qualquer comunicação digital sobre IP. E, em outubro de 2009, a ser incluído na recomendação UIT-R BT.1699, e na Recomendação UIT-R BT.1306. Nessa última, junto com algumas inovações apresentadas pelo Brasil ao sistema ISDB-T, como o uso do padrão de compressão MPEG-4.

Fonte:
http://idgnow.uol.com.br/blog/circuito/
/***/

Nova campanha de divulgação da TV digital fixará vantagens da tecnologia

Fórum de TV digital usará propaganda em TVs e rádios para apresentar benefícios em recepção e mobilidade e o uso da interatividade.

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre – Fórum SBTVD anunciou nesta quarta-feira (24/3) a veiculação em TV e rádio de três peças publicitárias que irão ao ar já no próximo dia 26 de março. Uma quarta peça publicitária, que discutirá o uso da interatividade, já esta sendo preparada, informou o presidente do SBTVD, Frederico Nogueira. A previsão é de que o filme seja veiculado a partir de abril.

A campanha faz parte de um programa de conscientização dos benefícios da TV digital no país, revelaram os membros do fórum. Inicialmente, serão apresentados três filmes de 30 segundos cada sobre o uso do conversor digital, o conversor integrado e a mobilidade digital. Estão programadas seis exibições por dia tanto na TV como no rádio.

Com o slogan “Sinal Digital, é para você, é de graça, é bom de ver”, as peças endossam o conceito de disponibilidade de sinal, facilidade na instalação, gratuidade e principalmente a comparação entre o analógico e o digital. As histórias giram em torno de famílias distintas que são convidadas a testar o novo padrão e a opinar sobre ele.

“Desde o ano passado estamos realizando pesquisas com os consumidores, e testando seus conhecimentos sobre o padrão digital e sobre o uso da interatividade”, afirmou o membro do módulo de promoção do SBTVD, Ricardo Frota.

Segundo Nogueira, os comerciais produzidos serão atemporais, e circularão na mídia por tempo indeterminado. “Somos uma organização pobre, não dispomos de caixa suficiente para novas produções. Só essa campanha nos custou cerca de 30% do orçamento anual”.

Durante a apresentação da campanha, o Fórum SBTV reforçou também as marcas 1segb, DTV e DTVi que identificarão para os consumidores os equipamentos aderentes ao padrão brasileiro de TV Digital terrestre aberta e gratuita.

Atualmente o SBDTV possui 83 membros de cinco setores: broadcasting, recepção, transmissão, software e academia. O fórum é uma organização aberta, sem fins lucrativos. De acordo com Nogueira, a previsão de vendas de equipamentos de TV digital em 2010 é de cerca de 5 milhões.

Fonte:
http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2010/03/24/tv-digital-brasileira-sera-alvo-de-nova-campanha-de-divulgacao/
Um abraço.
/************* Siga o DFJUG no Twitter e concorra a livros *************/

__| Cursos Java da Bluestar |__
Fernanda Fernandes Ministério, atendimentodf@bluestar.inf.br, Diretora de Produtos e Treinamentos da Bluestar Ensino e Tecnologia, www.bluestar.inf.br, empresa parceira do DFJUG oferece o calendário das próximas turmas com calendário já confirmado:

– Java Básico e OO (Segunda e Quarta noturno OU Terça e Quinta matutino)
– JSP Básico e Avançado com Hibernate e Struts e JSF ( Segunda e Quarta noturno)
– Preparatório para Prova de Certificação Java Programmer 1.5 (Sábado de tarde)
– PHP I (Terça Quinta e Sexta noturno)
– Pratica em Desenvolvimento de Sistemas em Java (Terça e Quinta noturno)
– Gerenciamento de Projetos utilizando Microsoft Project 2007 (Terça e Quinta noturno)
– Preparatório oficial da Certificação Brasileira de Teste de Software (CBTS) (Segunda a Sexta + Sábado)
– Preparatório Certificação UML – OMG (Terça e Quinta e Sexta noturno)
– Profissionalizante em Banco de Dados Oracle 10G (Sábado de tarde)
– Profissionalizante em Java – (noturno)

Calendário completo com valores: http://www.bluestar.inf.br/apre_calendario.php

Informações:
Email: atendimentodf@bluestar.inf.br
Site: www.bluestar.inf.br
Telefone: 61-3347-9255
/************* Siga o DFJUG no Twitter e concorra a livros *************/

__| Emprego Java (07) |__
Anamaria Pimentel, anamaria.araujo@dprf.gov.br, da Divisão de Administração de Sistemas – DIASI do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, oferece: estamos com várias vagas abertas aqui no Departamento Rodoviário de Polícia Federal(DPRF).

Analista de Sistemas(Requisitos)
Requisitos obrigatórios:
– Curso superior completo na área de informática ou qualquer curso superior com especialização na área de informática;
– Experiência comprovada em análise de sistemas;
– Experiência em ciclo de produção baseada em metologia RUP ou similar;
– Conhecimento em análise e modelagem de dados utilizando linguagem própria para modelagem;
– Mínimo de 3 anos de experiência em modelagem UML e Processo Unificado;

Analista de Teste
Requisitos obrigatórios:
– Curso superior completo na área de informática ou qualquer curso superior com especialização na área de informática;
– Mínimo de 3 anos de experiência em análise de teste;
– Mínimo de 3 anos de experiência em desenvolvimento com Java-J2EE;
– Experiência em desenvolvimento de sistemas de múltiplas camadas;

Analista Desenvolvedor Junior
Requisitos obrigatórios:
– Segundo grau completo
– Mínimo de um ano de experiência em desenvolvimento WEB – JSP
– Mínimo de um ano de experiência em desenvolvimento WEB – Coldfusion;
– Experiência em desenvolvimento de aplicações utilizando as tecnologias XML e XML Schema, XSL, arquitetura de Web Services, Hibernate,Struts e JSF;

Analista Desenvolvedor Sênior
Requisitos obrigatórios:
– Curso superior completo na área de informática ou qualquer curso superior com especialização na área de informática;
– Mínimo de quatro anos de experiência em desenvolvimento com WEB – JSP;
– Mínimo de três anos de experiência em leitura de modelos UML, que utilizam a metodologia UP ou similar;
– Mínimo de três anos de experiência em desenvolvimento com Java – J2EE;
– Experiência em desenvolvimento de sistemas de múltiplas camadas;
– Possuir ao menos uma das certificações JAVA: SCJP – Sun Certified Java Programmer, SCJD – Sun Certified Java Developer, SCWCD – Sun Certified Web Component Developer, SCBCD – Sun Certified Business Component Developer ou SCDJWS – Sun Certified Developer for Java Web Services.

Analista Desenvolvedor Pleno
Requisitos obrigatórios:
– Curso superior completo na área de informática ou qualquer curso superior com especialização na área de informática;
– Mínimo de três anos de experiência em desenvolvimento com WEB – JSP;
– Mínimo de dois anos de experiência em leitura de modelos UML, que utilizam a metodologia UP ou similar;
– Mínimo de dois anos de experiência em desenvolvimento com Java – J2EE;

Interessados enviar C.V para: anamaria.araujo@dprf.gov.br
/***/

Rejane Moreira do Nascimento, rejane.nascimento@ana.gov.br, do Suporte Banco de Dados
da Poliedro na Agência Nacional de Águas – ANA, oferece: Pessoal estou com uma vaga de programador java e preciso preenche-la urgenteeee, o salário é de R$ 4.700,00.

Requisitos
– Curso Superior em TI
– Comprovar 6 anos que trabalha com java
/***/

Samille Cazetta, samille.cazetta@miranteinfo.com, Analista de Recursos Humanos da Mirante Tecnologia, www.miranteinfo.com, oferece : A Mirante Tecnologia abre oportunidades para a vaga de Analista de Requisitos Junior

A Mirante Tecnologia é uma empresa de tecnologia de informação, atuante no mercado ha 11 anos. Os principais focos da empresa são a fabrica de software e consultoria. Tem como missão automatizar processos fornecendo soluções de software proporcionando confiança no alcance dos resultados.

Analista de Requisitos Junior
Formação Acadêmica:
– Ter curso superior completo na área de TI
– Experiência com analise de requisitos

Conhecimentos obrigatórios:
– Modelagem de banco de dados
– Conhecimento em RUP
– Conhecimento em UML
– Conhecimento em confecção de diagramas de atividade e seqüência
– Rastreabilidade

Carga Horaria: 40 horas semanais (horário flexível)

Interessados devem enviar o currículo para curriculos@miranteinfo.com sob o titulo “Seleção Analista de Requisitos”
/***/

As vagas de emprego e/ou estagio oferecidas neste boletim do DFJUG são de inteira responsabilidade das pessoas e/ou empresas que as submetem. O DFJUG apenas as repassa da forma como são recebidas, por acreditarmos que se trata de prestação de serviço para a comunidade Java.
/************* Siga o DFJUG no Twitter e concorra a livros *************/

Sempre é importante ressaltar que o DFJUG e patrocinado pelo Instituto CTS – www.cts.org.br, que nos fornece todo o apoio logístico, administrativo e jurídico que nosso grupo necessita para realizar seus projetos tecno/sociais. Abraços a todos e bons códigos !!!

Daniel deOliveira
JUG Leader / Founding Java Champion
Brasília Java Users Group
daniel@dfjug.org
www.dfjug.org
Brasil