Boletim – 756/08

* Sumario do boletim DFJUG # 756 enviado para 34.412 desenvolvedores Java
* Novo DFJUG : Reformulação na estrutura jurídica do grupo
* Novo curso JEDI : Sistemas Operacionais
* Encontro mensal (Internacional) do DFJUG, dia 23 de Setembro
* Curso presencial do DFJUG : Desenvolvimento Web
* Evento : Mare de Agilidade
* Novo livro : Macros Para o OpenOffice – Calc
* Cursos Java da Training Tecnologia
* Certificação Java (02)
* Emprego Java (09)
****************************************************************/

Hoje 22.142 participam dos cursos JEDI – www.dfjug.org/DFJUG/jedi/index.jsp

__| Novo DFJUG : Reformulação na estrutura jurídica do grupo |__ O Grupo de Usuários Java do Distrito Federal – DFJUG passou, ao longo dos últimos meses, por profunda reformulação em sua estrutura organizacional.
É com muito orgulho que apresentamos para a comunidade os novos responsáveis pela condução do nosso grupo :

Daniel deOliveira – JUGLeader
Fernanda Ministério – Coordenadora de parcerias
Fernando Anselmo – Coordenador e Moderador da lista de discussão
Filipe Rizzo – Conselheiro
Luci Campos – Idealizadora do DFJUG.
Marcelo Burato – Tesoureiro
Rodrigo Nunes – Conselheiro e WebMaster
Sady Denicol – Conselheiro
Sergio Veloso – Coordenador de treinamento
Volney Mello – Conselheiro

Vocês podem examinar as fotos e currículos resumidos e e-mails em : www.dfjug.org/DFJUG/coordenadores.jsp

Agradecemos a cada um pelo voto de confiança que deram ao DFJUG, por acreditar na nossa proposta de trabalho.
/***************** Setembro é o mês de Java em todo o Brasil ***************/

__| Novo curso JEDI : Sistemas Operacionais |__ Fernando Anselmo Modulo 8 – Sistemas Operacionais, serão 8 aulas

Cumprindo rigorosamente o cronograma estabelecido entre o DFJUG, seus Parceiros (Instituto CTS, Sun Microsystems, Universidade das Philipinas, Politec e Instituto Gaudium) e a Comunidade, foi liberado hoje dia 19 de Agosto para os mais de 21 mil estudantes o Modulo 8 – Sistemas Operacionais, baseado no sistema operacional Open Solaris X86. Constam as seguintes lições:

Licao 1 – Introdução ao Solaris
Licao 2 – Instalação do Solaris
Licao 3 – Comandos Básicos e Scripting
Licao 4 – Processo no Solaris
Licao 5 – Java Thread
Licao 6 – Observabilidade
Licao 7 – ZFS
Licao 8 – Regiões no Solaris

Uma coisa concordo em gênero, numero e grau (e estatisticamente falando), o Windows com certeza e o campeão de uso, seguido pelas distros do Linux (aqui no Brasil provavelmente e a UBUNTU) e pelos Macs. Então porque Solaris? Vou lhe dar apenas um único motivo. Quantas pessoas voce conhece que entendem do Solaris? Agora, apos fazer este curso escreva no seu currículo que VOCÊ entende do Solaris. E eu posso lhe dar o motivo: “Por isso”.
/***************** Setembro é o mês de Java em todo o Brasil ***************/

__| Encontro mensal (Internacional) do DFJUG, dia 23 de Setembro |__ De Porto Alegre a Belém, Setembro é o mês da Java no Brasil, com diversas apresentações javanesas em todo o pais. Veja o mapa, com as cidades e datas no sitio www.dfjug.org.

O DFJUG vai receber, na noite do dia 23 de Setembro, dois palestrantes internacionais, Simon Ritter e a Dra. Doris Chen. Eles são velhos conhecidos nossos e estarão falando sobre O futuro da J2EE e sobre o novo JavaFX. Nesta dia também Mauricio Leal, da Sun Brasil, estará nos falando sobre aplicações Java em celulares (J2ME).

O local e horário ainda será confirmado, e informaremos aqui, no próximo boletim DFJUG. Veja abaixo o resumo das apresentações e os currículos dos palestrantes.

/***/
Glassfish e o Futuro do Java EE

Desde o lançamento em 2005, Glassfish (A implementação do Servidor de Aplicação da Sun) tem andado um longo caminho, com uma estimativa de 5 milhões de downloads por ano. Enquanto tem continuadamente entregue um servidor de aplicação Java EE de alta fidelidade, Glassfish v2 tem expandido para apresentar um produto de qualidade e de alto desempenho, com clustezação, suporte a linguagens dinâmicas (AJAX, Ruby on Rails), alta disponibilidade, Comet, SIP e web services. Você não mais precisa escolher entre um Servidor de Aplicação open source ou proprietário para ter alta qualidade durante a produção, com características ricas e alto desempenho. Esta palestra ira apresentar as principais características do Glassfish Vv2, suas capacidades de clusterizacao services de Web Services com a interorabilidade com .NET, toda a camada de Web (Grizzly, Comet, jMake, etc), ferramentas de suporte e administração.

A Doutora Doris Chen e uma engenheira sênior em tecnologia e evangelista da Sun Microsystems. Como evangelista, Doris possui experiência em Ajax, Web 2.0, JavaServer Faces, WebServices/SOA, JavaEE[tm], JavaME[tm], Tunning de performance em aplicações e sistemas distribuídos baseados em Web. Ela tem falado destes tópicos nos grandes eventos ao redor do mundo, incluindo JavaOne, SD West, Eventos do Sun Network, Sun Techdays e eventos de Desenvolvimento de Software, etc. Antes de entrar na Sun, Doris desenvolveu aplicações de compressão de imagens medicas e produtos de gerenciamento de rede baseados na web. Doris recebeu se PhD pela Universidade da California em Los Angeles em Engenharia de Computação, especializando em informática medica.

/***/
Construindo Aplicações Ricas usando JavaFX

JavaFX e uma linguagem de script compilada e declarativa que roda no desktop, no navegador da web e em dispositivos moveis. Ela torna especial os efeitos e transições em aplicações para pessoas que não são artistas gráficos ou conhecem as dificuldades em programação em Swing e também trabalham com a API de Java2D. JavaFX e a interface com usuário mais flexível nas aplicações Java. Esta palestra tem como objetivo em apresentar como a tecnologia em JavaFX funciona e como pode-se desenvolver efeitos especiais em interfaces gráficas e elementos em 2D, adicionando efeitos de áudio, vídeo e animação dentro de suas aplicações.

Simon Ritter se especializou em tecnologias emergentes, incluindo computação em grid, RFID, sensores de redes sem-fio, robótica e Wearable computing (a computação que você veste). Simon esta no mercado de TI deste 1984 e possui Bacharelado em Física pela Universidad de Brunel na Inglaterra.
Atualmente, tem trabalhado em desenvolvimento de plataformas UNIX no Laboratório de Sistemas da AT&T e depois, na Novell. Simon entrou na Sun em
1996 e iniciou seus trabalhos com Java; Ele gasta o seu tempo programando em Java e em consultorias.

/***/
Java na Ponta dos Dedos: A revolução Invisível

Mauricio Leal e Gerente de Programas SDN (Sun Developer Networks) para a America Latina da Sun Microsystems. Depois de 5 anos trabalhando com o desenvolvimento com tecnologias moveis para celulares, já foi Arquiteto de Sistemas para a America Latina na Telefônica e Desenvolvedor de Sistemas em países como Alemanha, Franca e Irlanda. Membro de um dos maiores Grupos de Usuários de Java, o SouJava, vem trabalhando para o crescimento da comunidade e colaborado em discussões no cenário de tecnologias moveis e embarcadas baseadas em Java.
/***************** Setembro é o mês de Java em todo o Brasil ***************/

__| Curso presencial do DFJUG : Desenvolvimento Web |__ No sábado, 06 de Setembro, começa o curso de Desenvolvimento Web do DFJUG, por 10 (Dez) sábados, das 14:00 as 18:00 hrs, com carga horária de 40 horas.

ATENÇÃO : Este NÃO É um curso JEDI é um curso presencial, somente aos Sábados a tarde e, em Brasília.

Este curso é voltado aos implementadores iniciante interessado no desenvolvimento para Internet, usando a plataforma Java. Neste curso serão discutidos o Desenvolvimento em camadas para ambiente WEB; Servidor WEB TOMCAT: instalação e configuração; Uso de Servlets, JSP, Taglib e o Banco de Dados, com conexão JDBC

O instrutor será o coordenador de cursos do DFJUG Sergio Gomes Veloso, Analista de Sistemas com quase 20 anos na área de Desenvolvimento de Sistemas. Atualmente colabora no desenvolvimento do telefone celular para surdos Rybená, do Instituto CTS.

ATENCAO: Este curso acontecerá nas instalações da Faculdade Michelangelo, parceira educacional do DFJUG. Ela fica no Setor Comercial Sul – SCS, Quadra 05 – Bloco B-60, Terceiro andar, no prédio do Shopping Venâncio 2000.

O preço é de R$ 300,00 pagos na primeira aula. Dado o baixíssimo valor destes cursos, em caso de desistência na segunda ou na terceira aula, será cobrada uma multa de 50% do valor do curso, por ter impossibilitado que outro colega pudesse freqüentar o curso.

Para a inscrição em um destes cursos : Envie um e-mail para Sergio Gomes Veloso – sergio@dfjug.org, informando o seu nome, e-mail e telefone de contato. No campo Subject (Assunto) informe “curso Desenvolvimento Web” (sem as aspas ;-). As vagas serão preenchidas por rigorosa ordem de chegada dos e-mails de inscrição (TimeStamp). ATENCAO : As inscrições somente serão realizadas por e-mail, e não processaremos solicitações que desobedeçam este padrão.

Atenção: O Pré-requisito do curso é conhecimento básico em Lógica de programação, ou outra linguagem de programação. Não tente fazer este curso se você NAO atende estes requisitos. E’ jogar dinheiro fora !

Para maiores informações sobre este curso visite a pagina de cursos do DFJUG, em : http://www.dfjug.org/DFJUG/cursos.jsp
/***************** Setembro e’ o mes de Java em todo o Brasil ***************/

__| Evento : Mare de Agilidade |__
Leonardo Antonialli, leonardo.antonialli@seatecnologia.com.br, Diretor Geral Sea Tecnologia, empresa parceira do DFJUG convida para evento que acontecera no dia 13 de setembro sobre desenvolvimento agil: Mare de Agilidade

Planejamentos realistas, adaptáveis a mudanças; software com qualidade real, dentro do prazo; equipes motivadas e produtivas; retorno rápido do investimento. Um dia de palestras e discussões sobre as novas tendências em gerencia de projetos e técnicas de desenvolvimento de software que constituem atualmente o grande diferencial de empresas como Apple, Google, Microsoft, Yahoo e Globo.com.

Data: 13/09/08

Maiores Informações no site: www.seatecnologia.com.br
/***************** Setembro é o mês de Java em todo o Brasil ***************/

__| Novo livro : Macros Para o OpenOffice – Calc |__ Paulo Andre, lcm@lcm.com.br, editor da Ciência Moderna, informa sobre o lançamento do livro, importante para todos que valorizam o Software Livre:
Macros Para o OpenOffice – Calc
Gratis CD-Rom! (inclui o Calc e todos os códigos – fonte do livro)

Autor: Tarcizio da Rocha
Numero de paginas: 368 pp.
Preço: R$ 65,00

Este livro e destinado aos iniciantes em programação de macros através da linguagem Basic como também para programadores com certos conhecimentos na linguagem VBA do MS Excel ou outras. O livro tem como característica principal uma didática refinada que visa proporcionar, alem do complemento aqueles que já dominam outras linguagens de programação, viabilizar a capacitação através do conhecimento desta poderosa e robusta linguagem, o Basic.

Os profissionais da area de programação poderão criar macros tão poderosas quanto as já conhecidas macros do VBA. As possibilidades de interação da linguagem com as planilhas do Calc superam qualquer expectativa e não deixam nada a desejar, possibilitando com isso a completa migração das macros do Excel (em VBA) para o Calc (em Basic).

Descubra e comprove que o Basic e capaz de promover o desenvolvimento da automatização de tarefas através de macros, sendo perfeitamente capaz de satisfazer ate os mais exigentes programadores e desenvolvedores.

Mais informações em nosso site www.lcm.com.br.

Sumario; 1-. O Basic; 2- O Armazenamento das Macros Basic no BrOffice.org; 3- Caixas de Dialogo; 4- Estrutura da Linguagem Basic; 5-. Instruções Condicionais ou Ramificação; 6-. Classificando com Ciclos Embutidos; 7- Administrando Arquivos e Diretórios; 8- A Modelagem de Objetos do OpenOffice.org; 9- O Pacote OpenOffice e o Aplicativo Calc; 10- Matriz ou Array; 11- O Basic e a Conexão com Banco de Dados Base; 12-. Abrindo Documentos e Executando Macros Automaticamente.
/***************** Setembro é o mês de Java em todo o Brasil ***************/

__| Cursos Java da Training Tecnologia |__ Camila Guimarães Miranda, mila@trainingtecnologia.com.br. da Training Tecnologia, www.trainingtecnologia.com.br, empresa parceira do DFJUG oferece
: A Training Tecnologia tem o prazer de anunciar o lançamento do curso que vai ser o diferencial em seu currículo: Aprenda a desenvolver aplicações Web usando os componentes padrão do treinamento Java Server Faces (JSF) – 40 horas.

* Único em Brasília.
* Vagas limitadas.
* Venha e faca a sua carreira!
* Para informações, mande um e-mail para marketing@trainingtecnologia.com.br ou ligue para (61) 3223-0995.

Neste mês a Training Tecnologia esta ministrando os seguintes cursos na área de TI:

* Taguatinga:
Montagem e Manutenção – 60hs – 25/ago
I- Lógica de Programação – 20hs – 02/set II – Java e Orientação a objeto – 48hs -15/set
I- Lógica de Programação – 20hs – 15/set Linux Administração I – 30hs – 15/set Preparatório LPI Nivel I – 44hs – 20/ago Redes e Servidores Linux – 50hs – 25/ago Gerencia de Projetos – 40 hs – 11/10

* Brasília:
Hackers Expostos – 32hs- 30/ago
Investigação Digital- 32hs- 13/set
Technical Wireless 21hs- 18/set- 02/out
Redes e Servidores Linux – 50hs- 17/set
Linux Administração I -32hs-30/ago-25/out III – Java p/ desenvolvimento Web- 54hs- 13/set IV Preparatório Java Programmer 1.5- 20hs- 20/ago
I- Lógica de Programação- 20hs- 08/set
Especialista em Web – 148 hs – 13/10
Criação Publicitária – 90 hs – 13/10
ITIL – 24 hs – 27/09

* Lembramos que os usuários cadastrados nesta comunidade possuem 20% de desconto.

* No próximo dia 22/08, estaremos lançando em nosso portfólio o BOLETIM INFORMATIVO. Nele virão noticias relacionadas ao mundo de TI, eventos, empregos, dicas e treinamentos da Training. Para cadastro e recebimento do boletim, favor acessar a pagina inicial do nosso site www.trainingtecnologia.com.br

* Maiores informações entrem em contato no telefone (61) 3223-3000 ou envie-nos um e-mail para mila@trainingtecnologia.com.br
/***************** Setembro é o mês de Java em todo o Brasil ***************/

__| Certificação Java (02) |__
Rodrigo Uchoa, rodrigo.uchoa@yahoo.com, comemora : Caros amigos, já possuo as certificações SCJP, SCWCD e SCBCD e gostaria de compartilhar que também acabo de tirar a SCEA ‘Sun Certified Enterprise Architect’. Demorou mas chegou! :).

A dica que posso dar para todos que querem tira-la e acompanhar sempre o forum do JavaRanch, sem as dicas que vi por lá certamente não teria conseguido. Queria agradecer também minha namorada pela paciência que teve na reta final em que eu estava terminando o projeto. Abraço a todos!”.
/***/

O colega Masaru Ohashi Junior, masaru.ohashi@gmail.com, conquistou mais uma vitoria (outra), ele que já tem as certificações :
Sun Certified Developer for Java Web Services Sun Certified Mobile Application Developer Sun Certified Web Component Developer Sun Certified Java Programmer Sun Certified Associate for the Java Platform IBM SOA Associate IBM Principal Certified Lotus Professional IBM Certified Lotus Professional IBM Certified Lotus Specialist

Agora ele adicionou mais uma a sua impressionante coleção. Em menos de 15 dias ele faturou outra e nos conta : Agora eu já possuo mais uma certificação, a de Arquiteto Java 5 (I) que gostaria de informar. Nessa prova pontuei com 92% de acertos. Quero agradecer a minha esposa e família por essa conquista e aos meus colegas da Célula Java Accenture em Brasília.
/***************** Setembro é o mês de Java em todo o Brasil ***************/

__| Emprego Java (09) |__
Patrícia Gomes Leite, patricia.leite@bsb.politec.com.br, da Gerencia de Recrutamento e Seleção da Politec IT Intelligence – www.politec.com.br, informa de uma oportunidade para Politec/Fortaleza:

1 vaga para Analista de Sistemas
Requisitos obrigatórios: Experiência em Java, Delphi e Oracle 9i. Graduação Completa.

/***/
Mara Rubia dos Anjos, mara.anjos@governancetechnology.com, Gerente Administrativa da Governance Technology, empresa de Brasília, convida :
Holding multinacional contrata programadores Java com experiência de 02 anos.

Sólidos conhecimentos em: Swing, Collections, RMI, Thread, Socket, IO, J2EE: WebService e EJB, Hibernate/JPA.

Conhecimentos desejáveis: inglês técnico, noções de modelagem de dados, noções de UML e noções de banco de dados.

Se você mora em águas Claras, Guará, Taguatinga e Região, trabalhe perto de casa. Interessados enviem currículos para javaaguasclaras@yahoo.com.br

/***/
Samille Cazetta, samille.cazetta@miranteinfo.com, da Mirante Tecnologia informa sobre o Processo Seletivo Programador Junior e Pleno da sua empresa:
A Mirante Tecnologia e uma empresa de desenvolvimento de softwares que esta ha 10 anos no mercado e trabalha nos modelos de consultoria, fabrica de software e outsourcing.

Cargo:
– Programador Junior
– Programador Pleno
Funções do cargo: Desenvolvimento e manutenção em banco de dados SQL Server e desenvolvimento de stored procedures

pré-requisitos para as vagas:
– Obrigatório: Conhecimento em banco de dados com desenvolvimento em Stored Procedures (Preferivelmente SQL Server)

– Desejável: Experiência com desenvolvimento em Delphi Carga horária: 08 horas diárias; com disponibilidade em horário comercial

Interessados devem enviar o currículo para curriculos@miranteinfo.com sob o titulo “Programação”;

/***/
Camila Bassan, cbassan@stillnet.com.br, da HRH Gestão de Pessoas de São Paulo (SP) oferece : O motivo do meu contato são 03 vagas que tenho em aberto para a área de Programador de Java, de níveis distintos. A vaga e para São Paulo, Capital.

/***/
Lilian Cristina Palhares Machado, lilian.machado@poliedro.com.br, Gerente de Recursos Humanos da POLIEDRO INFORMÁTICA, www.poliedro.com.br, oferece : as vagas de PROGRAMADORES PLENO E SENIOR.

PERFIL: conhecimento avançado em JSE 5.0, JEE 5.0, JSP, Servlet, JSF, Struts, EJB 3, Hibernate, UML 2.0, Design Patterns (goF e JEE), servidores de banco de dados, servidores de aplicação, JavaScript, Ajax,

Desejável conhecimento em Linux, PHP, .Net

INTERESSADOS MANDAR CURRICULOS PARA rh@poliedro.com.br, com o assunto JAVA.

/***/
As vagas de emprego e/ou estágio oferecidas neste boletim do DFJUG são de inteira responsabilidade das pessoas e/ou empresas que as submetem. O DFJUG apenas as repassa da forma como são recebidas, por acreditarmos que se trata de prestação de serviço para a comunidade Java.
/***************** Setembro é o mês de Java em todo o Brasil ***************/

Sempre é importante ressaltar que o DFJUG e patrocinado pelo Instituto CTS – www.cts.org.br, que nos fornece todo o apoio logístico, administrativo e jurídico que nosso grupo necessita para realizar seus projetos tecno/sociais. Abraços a todos e bons códigos !!!

Daniel deOliveira
JUG Leader / Founding Java Champion
Brasília Java Users Group
daniel@dfjug.org
www.dfjug.org
Brasil