Boletim – 753/08

* Sumario do boletim DFJUG # 753 enviado para 31.260 desenvolvedores Java
* CAMPEONATO BENEFICENTE DE FUTEBOL DIGITAL
* Nova edição da Revista MundoJava – Ferramentas para Java ME
* Três noticias de interesse da comunidade
* PMI Global Congress 2008 – Latin America
* Direito de resposta
* Dez brasileiras, da área tecnológica, vão trabalhar na Google
* Curso presencial do DFJUG – Design Patterns
* Novo livro : EJB 3 Profissional – Java Persistence API
* Novo livro : Practical Apache Struts 2 Web 2.0 Projects
* Cursos Java da Bluestar
* Emprego Java (07)
****************************************************************/

Hoje 19.058 participam dos cursos JEDI – www.dfjug.org/DFJUG/jedi/index.jsp

__| CAMPEONATO BENEFICENTE DE FUTEBOL DIGITAL |__ Acontecerá de 19/07/08 a 26/07/08 no Águas Claras Shopping em Brasília-DF, o Campeonato Beneficente de Futebol Digital no PlayStation2 jogo PES 2008, onde a taxa de inscrição será convertida em no mínimo 5 Kg de alimento (preferencialmente uma cesta básica) que serão integralmente doados à Casa de Apoio da Abrace – Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadora de Câncer e Hemopatias, que atende famílias de outros estados cujas crianças fazem tratamento no DF, com hospedagem, alimentação, medicamentos, equipes de apoio psicológico, dentário entre outros.

A CBFDV comprometeu-se em arrecadar no mínimo 01 tonelada de alimentos não perecíveis, todos estão convidados a ajudar nessa campanha! O Campeonato Beneficente de Futebol Digital selecionará 03 jogadores para a grande final nacional, que será realizada em Brasília, nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2008, com a presença dos 256 melhores jogadores do Brasil cujo prêmio principal é um carro zero Km.

Links: http://ww.cbfdv.com.br/ffddf

marketing@cbfdv.com.br
Confederação Brasileira de Futebol Digital e Virtual http://www.cbfdv.com.br

Inscrições na Kid Games Águas Claras Shopping, 215 sul ou 209 Norte
/**** Curso presencial DFJUG – Design Patterns, 19/Julho (por 10 sabados) ****/

__| Nova edição da Revista MundoJava – Ferramentas para Java ME |__ Marco Antonio Guapo, guapo@mundojava.com.br, editor executivo da revista MundoJava informa sobre a revista que acaba de chegar as bancas : Ferramentas para Java ME é a capa da nova edição da revista MundoJava.

Obs : A nova edição da revista MundoJava contém como BRINDE o Pôster Práticas de Desenvolvimento Ágil

A edição traz artigos importantes sobre o tema:
– Marge: Bluetooth fácil para desktop e dispositivos móveis
– Floggy: Framework de Persistência para JME/MIDP
– Usando ponto-flutuante em Java ME

Completando a edição ainda há diversos outros artigos interessantíssimos:
– MundoOO: Implementando uma dsl interna
– Tendências em Foco: Java e a Computação Embarcada
– ProfessorJ: Programação Multithreaded com Swing
– Arqueologia de Software: O que é e por que interessa?
– Explorando a Manipulação de Bytecode com o ASM
– Usando a API Batik para Criação de Gráficos Vetoriais
– SiteMesh: Dividir para Conquistar em Layouts de Aplicações Web
– Lidando de forma eficiente com validações locais de objetos
– Novidades do JavaOne

Garanta já sua edição nas bancas de revista!!
Ou faça sua assinatura pelo site www.mundojava.com.br
/**** Curso presencial DFJUG – Design Patterns, 19/Julho (por 10 sabados) ****/

__| Três noticias de interesse da comunidade |__
– Sun se alia ao Fórum SBTVD pela interatividade na TV Digital
– Sun insiste em Java para o iPhone
– Sun demite mil funcionários nos Estados Unidos e no Canadá /***/

Sun se alia ao Fórum SBTVD pela interatividade na TV Digital

São Paulo – Parceria com o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre criará solução de interatividade em código aberto Java.

A Sun e o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), anunciaram na quarta-feira (05/03) a assinatura de memorando de entendimentos (MoU), unindo esforços no desenvolvimento de plataforma de conteúdo de código aberto, baseada em tecnologia Java para uso no desenvolvimento de aplicativos interativos para televisão digital.

Entre 90 e 120 dias a solução deve ser publicada no site www.ginga.org.br, onde está o middleware do sistema brasileiro.

De acordo com Luiz Maluf, diretor sênior de estratégias para governo da Sun, o acordo prevê que a empresa desenvolva as especificações da nova plataforma em seu laboratório da Califórnia (EUA) e o Fórum SBTVD crie, no Brasil, os códigos-fonte que serão utilizados. “O passo seguinte é que isso seja disponibilizado em nível mundial por meio do ginga”, explica.

Segundo o executivo, o diferencial da solução está no fato de, além dos fabricantes de equipamentos, também os rádiodifusores ficarem livres de custos na difusão de conteúdo interativo. O acordo permitirá que empresas globais utilizem a tecnologia Java para criar e implementar ferramentas de interface e serviços para TV interativa aos brasileiros que adotarem HDTV e dispositivos móveis para o ISDB-T, padrão brasileiro de TV digital.

Maluf lembra que a tecnologia Java é um componente-chave da nova solução de código aberto e ajudará a viabilizar serviços interativos. A especificação será baseada na mesma plataforma Java já utilizada como base para outros padrões de TV digital amplamente utilizados, incluindo OpenCabel/tru2way, Platform Home Multimedia, GEM-IPTV e Blu-ray Disc/BDJ.

“Com isso, a solução desenvolvida aqui poderá trocar dados com todos os padrões utilizados em todos os países do mundo”, diz o executivo.

Com foco na redução do preço dos equipamentos, a especificação será estruturada para permitir implementações deste módulo, que pode ser usado livre de royalties e sem custos de licenciamento (os rádiodifusores estão livres de custos na difusão de conteúdo interativo). A solução interativa será compatível com a atual oferta de middleware do sistema brasileiro de TV digital, conhecido como GINGA, e fornecerá uma alternativa de baixo custo para a tecnologia que está disponível atualmente.

De acordo com Roberto Franco, presidente do Fórum SBTVD, o padrão GINGA flexibiliza o desenvolvimento de aplicativos interativos oferecendo uma plataforma declarativa, baseada em NCL e em Java, ambas royalty-free. “Com isso, podemos disponibilizar e popularizar um conversor com recursos de interatividade e de menor preço”, avalia.

Maluf lembra que, mesmo nos países em que a TV Digital já opera, os recursos de interatividade são pouco utilizados. “Hoje só há dois ou três países no mundo que oferecem TV interativa. No Brasil, ela será adotada ao longo dos próximos oito anos e o processo vai depender dos serviços que serão oferecidos, mas a plataforma tecnológica não será impeditivo”, diz.

Sobe o interesse da Sun neste mercado, Maluf afirma que a parceria vai gerar códigos que serão a base para futuros produtos a serem oferecidos comercialmente. “Nosso foco é a infra-estrutura tecnológica dos data centers que dão suporte à TV Digital. Com o aumento da adoção, eles terão que crescer, e nós estaremos prontos para suportar esta demanda”, afirma.

Por Fábio Barros, editor assistente do Computerworld Publicada em 06 de março de 2008 às 09h30 Atualizada em 06 de março de 2008 às 09h32 http://idgnow.uol.com.br/telecom/2008/03/06/sun-se-alia-ao-forum-sbtvd-pela-interatividade-na-tv-digital/
/***/

Sun insiste em Java para o iPhone

São Francisco – Apple não apóia idéia, pois máquina virtual de Java poderia limitar o App Store.
A Sun Microsystems não desistiu de rodar aplicativos Java no iPhone e, segundo a empresa, a Innaworks tem o mesmo objetivo.

“Já havíamos expressado nossa vontade de trabalhar com a Apple e desenvolver uma máquina virtual de Java (da sigla em inglês JVM) para o iPhone e estamos evoluindo nessa proposta”, disse Eric Klein, vice-presidente de marketing Java da Sun. A JVM serve para rodar aplicativos em linguagem Java.

A Apple não demonstrou nenhum apoio à idéia. Comentou-se a possibilidade de o kit de desenvolvimento (SDK) do iPhone permitir rodar uma JVM, mas ela poderia limitar o programa App Store, ao dispensar aplicativos para o celular.

Segundo o analista da Technology Business Research, Ezra Gottheil, o acordo de licença do SDK dá direitos à Apple de impedir que um programa que rode outros softwares funcione no iPhone, como faria o JVM.

Gottheil também disse que não sabe ao certo se rodar aplicativos Java no celular da Apple traria vantagens.

Paul Krill, editor do Infoworld, de São Francisco.
Por Infoworld/EUA
Publicada em 25 de abril de 2008 às 17h31 Atualizada em 25 de abril de 2008 às 17h48 http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2008/04/25/sun-insiste-em-java-para-o-iphone/
/***/

Sun demite mil funcionários nos Estados Unidos e no Canadá

São Francisco – Demissões são parte da reestruturação anunciada em maio. Cortes podem atingir até 2.500 funcionários em todo o mundo.
A Sun Microsystems demitiu cerca de 1 mil funcionários nos Estados Unidos e Canadá na quinta-feira (10/07). As demissões integram os planos de reestruturação revelados pela empresa em maio deste ano.

A empresa planeja reduzir sua força de trabalho com a demissão de 1.500 a 2.500 funcionários em todo o mundo. Outras reduções ocorrerão incluindo a Europa, Oriente Médio, África, Ásia-Pacífico e América Latina.

O corte de 2.500 funcionários significa uma redução de aproximadamente 7% da equipe da Sun. A assessoria da Sun no Brasil, quando procurada pelo IDG Now!, não se pronunciou sobre possíveis cortes no País.

“Todas as áreas da empresa sofreram alterações em suas equipes. As reduções refletem em todos os níveis, incluindo vice-presidentes e diretores”, afirmou um porta-voz da Sun. Os cortes se justificam com a perda de 34 milhões de dólares no ano fiscal que se encerrou no dia 30 de março.

“Acreditamos que a reestruturação resultará em um modelo mais eficiente”, disse o porta-voz. O Chief Executive Officer da Sun, Jonathan Schwartz, inclusive, negou em um post que a queda do lucro nos Estados Unidos fosse um problema.

“Continuaremos a diversificar nossos negócios, inclusive geograficamente. O melhor desempenho de nosso último trimestre foi alcançado pela Índia, cuja colaboração aumenta 30% a cada ano”, escreveu.
Paul Krill, editor do InfoWorld, de São Francisco

Por Infoworld/EUA
Publicada em 11 de julho de 2008 às 18h54 Atualizada em 11 de julho de 2008 às 19h05 http://idgnow.uol.com.br/carreira/2008/07/11/sun-demite-mil-funcionarios-nos-estados-unidos-e-no-canada/
/**** Curso presencial DFJUG – Design Patterns, 19/Julho (por 10 sábados) ****/

__| PMI Global Congress 2008 – Latin America |__ Diana L. Nunes dos Santos, diana.nunes@x25.com.br, diretora da X25, www.x25.com.br, empresa parceira do DFJUG, repassa esta informação :

O Project Management Institute – São Paulo será o anfitrião do próximo Global Congress-Latin America na capital paulista.

Será o primeiro congresso oficial do PMI no Brasil e com aproximadamente 50% dos membros da América Latina do Brasil. O evento acontece no ano em que o PMI-SP comemora 10 anos de existência.

Segundo o PMI, a localização de São Paulo possibilitará o acesso fácil para aqueles que desembarcarão oriundos de dentro ou de fora da América Latina, além da cidade ter capacidade suficiente para acomodar a crescente audiência para o tema ‘gerenciamento de projetos’. Esses são alguns fatores que certamente irão contribuir para o sucesso do congresso.

Outra novidade é que o evento passará a ocorrer em Agosto, e não mais em Novembro. Com isso o PMI passará a ter um evento para cada trimestre do ano. As datas exatas e a localização do evento serão confirmadas em breve.

Trabalhos aceitos – Peter Mello, PMP – X25

Ferramentas do gerenciamento de projetos para um gerenciamento moderno de portfólios e projetos:
http://congresses.pmi.org/LatinAmerica2008/TheCongress/AOF/Event.cfm?EventID=377

ISS01 : Aplicação de corrente critica a Instrumentação, Automação e Telecomunicações
http://congresses.pmi.org/LatinAmerica2008/TheCongress/AOF/Event.cfm?EventID=351

INSCRIÇÕES: http://congresses.pmi.org/LatinAmerica2008/TheCongress/Registration/

Local: Grand Hyatt São Paulo
Data: 11/8/2008
/**** Curso presencial DFJUG – Design Patterns, 19/Julho (por 10 sábados) ****/

__| Direito de resposta |__
Sempre foi politica do DFJUG darmos direito de resposta para os colegas que recebem nossos boletins, para que possam opinar sobre algum tema polemico que foi publicado anteriormente, como neste caso :

Rodrigo Lipertte, d…@pop.com.br, disse : Bom dia, recebi um e-mail seu sobre um curso de java, e nesse e-mail falava sobre o mercado de trabalho de Java no qual empresas estavam procura de profissionais e não achavam profissionais qualificados.

O grande problema que acho que deveria conter nesse e-mail é que as vagas de java são para web, mas não adianta uma pessoa saber JEE e não saber outra linguagem, Para se conseguir um emprego como programador é necessário estar cursando uma faculdade na área para conseguir um estágio porque ninguém da uma oportunidade a ninguém aqui no Brasil, além disso é necessário um conhecimento em asp, php c# .net algo do tipo, fora inglês que é indispensável, também uma ótimo conhecimento em SQL e etc…

O que me revolta é que as pessoas quando recebem um e-mail assim gastam seu dinheiro esperando um bom retorno e não conseguem esse retorno.

Sei que não vai adiantar muito esse e-mail, não vai mudar seu modo de pensar, mas pelo menos gostaria de expor meus pensamentos.

Meu nome é Rodrigo Lipertte e tenho 21 anos, tenho um curso no SENAC de J2SE , lógica da programação, modelagem de dados, SQL “fire bird e mySQL” entre outros cursos como 3 anos de inglês entre outras coisas. Gostaria de ser programador por esse motivo estou iniciando outros cursos tais como C# asp.net para web, mas até hoje ainda não consegui um emprego nessa área, e o que me revolta é receber um e-mail dizendo que não sou qualificado por não ter experiência comprovada em carteira, e o problema maior é que não tive como fazer um curso de JEE porque é muito caro.

Só gostaria de receber um anuncio dizendo que não adianta fazer um curso de java, que vc precisa estudar muito mais, ter grana para conseguir atingir seu objetivo.
/**** Curso presencial DFJUG – Design Patterns, 19/Julho (por 10 sábados) ****/

__| Dez brasileiras, da área tecnologica, vão trabalhar na Google |__ Diana L. Nunes dos Santos, diana.nunes@x25.com.br, diretora da X25, www.x25.com.br, empresa parceira do DFJUG, repassa a importante noticia :

Google faz concurso restrito a mulheres da área de tecnologia

Dez vencedoras do Brasil vão conhecer escritório da empresa em MG. Participantes devem ser estudantes de áreas ligadas à computação.

O Google Brasil anunciou nesta semana um concurso do qual somente estudantes do sexo feminino podem participar: o objetivo, diz a empresa, é incentivá-las e inspirá-las a seguirem carreiras ligadas à engenharia e ciências da computação. As dez vencedoras ganharão laptops e também uma visita ao escritório de engenharia do Google em Belo Horizonte.

O pré-requisito para que as brasileiras participem é estarem cursando da graduação ao doutorado em áreas ligadas à computação. As inscrições devem ser feitas aqui entre 21 de julho e 8 de setembro.

Segundo o site oficial do concurso Brazil Women in Technology, a visita realizada pelas vencedoras ao Google em dezembro terá diversos workshops, palestras e atividades sociais. O concurso brasileiro, que tem apoio da Sociedade Brasileira da Computação, é inspirado no prêmio Anita Borg, que em muitos países premia mulheres envolvidas com tecnologia.

“No Google buscamos talentos e notamos que há um baixo índice de mulheres na área de tecnologia. [Nesse mercado] há falta de incentivo para que as mulheres que iniciam faculdade ou cursos técnicos se formem, é um espaço em que ainda existe uma grande predominância masculina”, afirmou Patrícia Prieto, gerente de captação de talentos do Google Brasil.

A falta de mulheres nesse mercado pôde ser testemunhada recentemente, durante um evento do Google realizado em São Paulo. O Google Developer Day reuniu cerca de 800 participantes, mas entre o público havia poucas mulheres infiltradas no ?Clube do Bolinha?. Como regra no encontro, não havia mais de uma programadora — ou analista de sistema ou desenvolvedora — por roda de conversa.

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL648316-6174,00-GOOGLE+FAZ+CONCURSO+RESTRITO+A+MULHERES+DA+AREA+DE+TECNOLOGIA.html
/**** Curso presencial DFJUG – Design Patterns, 19/Julho (por 10 sabados) ****/

__| Curso presencial do DFJUG – Design Patterns |__ Neste Sábado, 19 de julho de 2008, começa o curso de Design Patterns do DFJUG, por 10 (Dez) Sábados, das 14:00 as 18:00 hrs, com carga horária de 40 horas.

A tecnologia orientada a objeto está consolidado nas organizações, gerando demanda por profissionais capacitados. Este curso objetiva o conhecimento e a aplicação de soluções de projeto flexíveis e padronizadas, produzidas por especialista em projeto orientado a objetos. São apresentados os padrões de projeto catalogados, suas aplicações e um estudo de caso.

O instrutor será Julio Cezar Zancan
Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com trabalhos focados em tecnologias de reuso como frameworks e padrões de projeto e arquiteturais. Trabalhou em projetos de grande escala utilizando Java e baseados no Processo Unificado, atuando com diferentes papéis como projetista, arquiteto, analista de requisitos e GCS. Passagem por clientes como Tribunal de Justiça do DF, Banco de Brasília e Banco Central (DF), onde encontra-se atualmente pela empresa C.E.S.A.R

ATENCAO: Este curso acontecerá nas instalações da Faculdade Michelangelo – www.michelangelo.edu.br,, parceira educacional do DFJUG. Ela fica no Setor Comercial Sul – SCS, Quadra 05 – Bloco B-60, Terceiro andar, no prédio do Shopping Venâncio 2000.

O preço é de R$ 300,00 pagos na primeira aula. Dado o baixíssimo valor destes cursos, em caso de desistência na segunda ou na terceira aula, será cobrada uma taxa de 50% do valor do curso, por ter impossibilitado que outro colega pudesse freqüentar o curso.

Para a inscrição em um destes cursos : Envie um e-mail para Sergio Gomes Veloso – sergio@dfjug.org, informando o seu nome, e-mail e telefone de contato. No campo Subject (Assunto) informe “Design Patterns” (sem as aspas ;-). As vagas serão preenchidas por rigorosa ordem de chegada dos e-mails de inscrição (TimeStamp). ATENCAO : As inscrições somente serão realizadas por e-mail, e não processaremos solicitações que desobedeçam este padrão.

Atenção: O Pré-requisito do curso de Design Patterns é para quem já tem BOA experiência na plataforma. Não tente fazer este curso se você NÃO atende estes requisitos. É jogar dinheiro fora !

Para maiores informações sobre este curso visite a pagina de cursos do DFJUG, em : http://www.dfjug.org/DFJUG/cursos.jsp
/**** Curso presencial DFJUG – Design Patterns, 19/Julho (por 10 sábados) ****/

__| Novo livro : EJB 3 Profissional – Java Persistence API |__ Paulo Andre, lcm@lcm.com.br, editor da Ciência Moderna, informa sobre o lançamento do livro : EJB 3 Profissional – Java Persistence API (Primeira edição, 2008)

Autor: Mike Keith e Merrick Schincariol
Número de páginas: 544
Preço: R$ 119,00
ISBN: 978-85-7393-696-4

Ao trabalhar na parte de persistência do EJB 3.0., um grupo de especialistas foi encarregado de facilitar o seu uso. Mas, para compreender a simplicidade e a capacidade eu uma API de persistência deve oferecer, precisamos partir da abordagem entity bean tradicional. A Resposta foi aproveitar as soluções de persistência lightweight que já vinham sendo largamente adotadas e aprovadas como sendo bem-sucedidas nos aplicativos comerciais

A Java Persistence API é o novo padrão para a persistência dentro da plataforma Java Enterprise Edition (Java EE). Escrevemos este livro para fornecer um guia conciso e prático para aprender e usar a Java Persistence API para os iniciantes e os desenvolvedores experientes afins. Cobrimos tudo que você precisa saber para usar a API no Java EE e no Java SE, e mostramos como fazer o design, construir e distribuir os aplicativos em cada ambiente.

As exigências da API são definidas na especificação, mas seu objetivo não é fornecer uma direção sobre como usá-la na prática. Escrevemos este livro para fornecer um guia conciso e prático para aprender e usar a Java Persistence API para os iniciantes e os desenvolvedores experientes afins. Cobrimos tudo que você precisa saber para usar a API no Java EE e no Java SE, e mostramos como fazer o design, construir e distribuir os aplicativos em cada ambiente.

A API foi construída para ser fácil de aprender e simples de usar, mas não se engane com a simplicidade. Sua integração com o ambiente Java EE torna-a uma tecnologia comercial desenvolvida. Quando você começar a aprender e a aplicar as técnicas explicadas neste livro, logo verá o quanto pode ser mais fácil o desenvolvimento da persistência!

Mais informações em nosso site: www.lcm.com.br

Sumário: 1 – Introdução; 2 – Começando; 3 – Aplicações Corporativas; 4 – Mapeamento Objeto-Relacional; 5 – Entity Manager; 6 – Utilizando Queries; 7 – Linguagem de Query; 8 – Mapeamento objeto-relacional avançado; 9 – Tópicos avançados; 10 – Arquivos de mapeamento XML; 11 – Empacotamento e deploy; 12 – Testes; 13 – Migração; Apêndice – Referência Rápida.
/**** Curso presencial DFJUG – Design Patterns, 19/Julho (por 10 sábados) ****/

__| Novo livro : Practical Apache Struts 2 Web 2.0 Projects |__ Paulo Andre, lcm@lcm.com.br, editor da Ciência Moderna, informa sobre o lançamento do livro : Practical Apache Struts 2 Web 2.0 Projects

Aprenda e Aplique o novo framework open Source Apache Struts 2 em seus projetos. (Primeira edição, 2008)

Autor: Ian Roughley
Número de páginas: 400
Preço: R$ 89,00
ISBN: 978-85-7393-717-6

Esteja você interessado em aprender sobre integração com AJAX2, desenvolvimento voltado a extensões (plug-ins), ou apenas em construir aplicativos web de qualidade, não consigo pensar em ninguém melhor que Ian para ser seu guia.

Você apreciará este livro, que trata de uma poderosa tecnologia e foi escrito por um especialista que não apenas criou grande parte desta tecnologia, mas também a usa diariamente em suas atividades. As palavras e conselhos de Ian advêm de experiência real – ele não é um arquiteto desligado que não mais escreve aplicativos web. Ele é verdadeiro.Ele sabe o que é necessário para construir aplicativos web de qualidade, desde o estabelecimento de um sistema de construção (build system) que funcione bem para equipes de desenvolvimento de aplicativos web, a construção de ferramentas auxiliares (wizards) e modelos de controle de fluxo (workfl ows), até a proteção adequada de seu aplicativo em um mundo mais.
Mais informações no site www.lcm.com.br

Sumário: 1 Web 2.0 e Struts2 1;2 Como iniciar ;13; 3 Visão geral do framework;;4 Visão geral do aplicativo;5 Manipulação de dados;6 Wizards e Workfl ows;7 Segurança ;8 Como efetuar buscas e listar o resultado;9 Distribuição de conteúdo e integração;10 AJAX
/**** Curso presencial DFJUG – Design Patterns, 19/Julho (por 10 sábados) ****/

__| Cursos Java da Bluestar |__
Fernanda Fernandes Ministério, atendimento@bluestar.inf.br, Diretora de Produtos e Treinamentos da Bluestar Ensino e Tecnologia – www.bluestar.inf.br, empresa parceira do DFJUG, informa dos novos cursos de sua empresa :

* Banco de Dados Oracle 10G
Segundas e quartas-feiras, 14/07 a 18/08, das 19 as 22 horas Turma já confirmada Ou Terças e quintas-feiras, 29/07 a 02/09, 19 as 22 horas Turma já confirmada Ou Sábados, 19/07 a 30/08, 8 as 13 horas Turma já confirmada

* Pratica em Desenvolvimento de Sistemas em Java Segundas e quartas-feiras, 21/07 a 27/08, das 19 as 22 horas Turma já confirmada, semi-presencial Ou Sábados, 12/07 a 23/08, 8 as 13 horas Turma já confirmada, semi-presencial

* Curso Profissionalizante em Java – 12 meses Intensivo no primeiro modulo (Lógica OO)
21/07 a julho/2009, das 19 as 22 horas, Iniciando em Lógica de Programação OO Turma já confirmada
* esta turma vai fazer o primeiro modulo intensivo de noite e depois pode escolher terça e quinta ou sábado

* Lógica de Programação OO
Segundas e quartas-feiras, 21/07 a 01/08, das 19 as 22 horas Turma ja’ confirmada

* Preparatório para Certificação Java Webcomponent Segunda a sextas-feiras, 28/07 a 29/08, das 19 as 22 horas

* UML com Rup e Metodologias
Tercas e quintas e sextas-feiras, 14/07 a 06/08, 19 as 22.30 horas

* JSP Básico
Sábados, 26/07 a 06/09, 8 as 13 horas Turma já confirmada Ou Sábados, 12/07 a 30/08, 14 as 18 horas Turma já confirmada

* JSP Básico e Avançado com Hibernate e Struts Sábados, 26/07 a 25/10, 8 as 13 horas Turma já confirmada Ou Sábados, 12/07a 25/10, 14 as 18 horas Turma já confirmada

** Consulte sobre Locação de Laboratórios e salas de aula** Excelente Coffee Break; Confortáveis instalações, salas grandes com capacidade para 10 a 19 pessoas Na Asa Norte, próximo a diversos serviços como diversos restaurantes, farmácia, lotérica, supermercados Em frente ao Centro de Tecnologia do BB Equipamento completo de projeção com tela retrátil Serviço de recepção Ar condicionado silencioso Internet com link rápido controlada pelo instrutor Equipamentos com 2gb de RAM, novos e de alta capacidade Veja nossas instalações em http://www.bluestar.inf.br/loca_ins.php

Informações: atendimentodf@bluestar.inf.br telefone 3347-9255
/**** Curso presencial DFJUG – Design Patterns, 19/Julho (por 10 sábados) ****/

__| Emprego Java (07) |__
Daniel Barros Goes, daniel.goes@braxis.com.br, da com Braxis oferece duas vagas para Salvador, para desenvolvedores com bom domínio do inglês :

Sênior Java Developer – CPMBraxis, Salvador (1 Vaga)

Position located in Salvador, Bahia for international project.
Requirements:
Bachelors Degree.
Advanced or Fluent English as a must.
At least 5 years of experience with Java/Java EE development (all aspects and API of Java EE stack) Advanced relational database knowledge (design and programming) – good Oracle Experienced on software design (UML) and modelling tools.
Extensive proficiency in design patterns (GoF, J2EE core patterns).
Experienced on technical research; Analytical and problem-solving skills; Analyze business regulations; Measure requirements and systems functionalities; specify architecture; define development tools, programs and applications. Works proactively and in an independent way with very little orientation.
Availability for business trips.
Applicants must send their resumes to daniel.goes@cpmbraxis.com

Mid Java Developer – CPMBraxis, Salvador (1 Vaga)

Position located in Salvador, Bahia for international project.
Requirements:
Bachelors Degree.
Advanced or Fluent English as a must.
At least 3 years of experience with Java/Java EE development (all aspects and API of Java EE stack).
Works proactively with moderate supervision.
Solid relational database knowledge (design and programming); – good Oracle Experienced on software design (UML) and modelling tools. Analytical and problem-solving skills.
Availability for business trips.
Applicants must send their resumes to daniel.goes@cpmbraxis.com /***/

Thiago Henriques, thiago@solonconsultoria.com.br , da Solon Consultoria, www.solonconsultoria.com.br, empresa do Rio de Janeiro informa : A Solon Consultoria em Recursos Humanos, assessorando Empresa com forte atuação no segmento de soluções VAS para telefonia móvel, busca:

Analista de Sistemas Java Jr. (RJ)

Atividades do cargo:
Desenvolvimento de soluções de TI;
Definição e modelagem de aplicações personalizadas via celular; Desenvolvimento de portais Web utilizando algum framework.

Conhecimentos técnicos necessários:
. J2EE;
. Banco de dados;
. Conhecimentos básicos de análise.

Pré-requisitos:
. Superior completo em Engenharia de Computação, Processamento de Dados, Ciência da Computação, Informática; . Experiência em levantamento de requisitos e desenvolvimento de sistemas; . Experiência profissional com Java; . Aplicação WEB usando JPA, Hibernate ou JDBC; . Inglês técnico.

Analista de Sistemas Pleno (RJ)

Atividades do cargo:
Desenvolvimento de soluções de TI;
Definição e modelagem de aplicações personalizadas via celular; Desenvolvimento de sistemas multicamadas utilizando J2EE.

Conhecimentos técnicos necessários:
. J2EE;
. Conhecimentos sólidos de desenvolvimento de Java; . Framework Struts, EJB e XML; . Servidores de aplicação e containers (WEB e EJB); . UML e metodologia orientada a objetos.

Pré-requisitos:
. Superior completo em Engenharia de Computação, Processamento de Dados, Ciência da Computação, Informática; . Mínimo de 3 anos de experiência com o desenvolvimento de Java; . Experiência em desenvolvimentos de sistemas multicamadas utilizando J2EE; . Inglês técnico.

Os interessados deverão encaminhar currículo com pretensão salarial e/ou último salário para thiago@solonconsultoria.com.br /***/

Fernanda Fernandes Ministério, atendimento@bluestar.inf.br, Diretora de Produtos e Treinamentos da Bluestar Ensino e Tecnologia – www.bluestar.inf.br, empresa parceira do DFJUG, disse : Bluestar seleciona prestador de serviço para empresa parceira. Interessados devem enviar curriculum vitae para currículos@bluestar.inf.br. Obrigada,

* vaga para documentador
Conhecimentos e experiência em UML
Experiência em documentação de sistemas
Conhecimentos de java e preferencialmente conhecimentos de .NET Superior em TI com Pós Graduação /***/

Fernanda Fernandes Ministério, atendimento@bluestar.inf.br, Diretora de Produtos e Treinamentos da Bluestar Ensino e Tecnologia – www.bluestar.inf.br, empresa parceira do DFJUG, convida : A Bluestar Ensino e Tecnologia procura professor de APF para ministrar treinamento para uma empresa parceira. Os interessados devem enviar email com currículo e pretensão salarial para curriculos@bluestar.inf.br.
/***/

Paulo Monteiro, paulo.monteiro@armtec.com.br, Desenvolvedor J2EE da ARMTEC – Tecnologia da Informação oferece cargo de Programador

Conhecimento de Orientação a Objetos
Noções de Banco de Dados Relacional
Noções de Modelagem de Dados
Noções de Abstração de Dados
Ter conhecimento da Linguagem JAVA. (júnior, pleno) Certificação JAVA (Desejável) IDE Eclipse Possuir notebook próprio

Informar no e-mail : assunto DEVJ2EE_BB Contrato de 3 meses com possibilidade de renovação. Contratação PJ (expediente das 9:00 às 18:00, uma hora para almoço).

Os candidatos deverão obrigatoriamente possuir empresa para emissão de NF.
Valor hora entre R$ 20,00 e R$ 25,00 PJ /***/ As vagas de emprego e/ou estagio oferecidas neste boletim do DFJUG são de inteira responsabilidade das pessoas e/ou empresas que as submetem. O DFJUG apenas as repassa da forma como são recebidas, por acreditarmos que se trata de prestação de serviço para a comunidade Java.
/**** Curso presencial DFJUG – Design Patterns, 19/Julho (por 10 sábados) ****/

Sempre é importante ressaltar que o DFJUG e patrocinado pelo Instituto CTS – www.cts.org.br, que nos fornece todo o apoio logístico, administrativo e jurídico que nosso grupo necessita para realizar seus projetos tecno/sociais. Abraços a todos e bons códigos !!!

Daniel deOliveira
JUG Leader / Founding Java Champion
Brasília Java Users Group
daniel@dfjug.org
www.dfjug.org
Brasil